.
Autor:
Mário Rodrigues
Qualificação:
Diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas).
Site:
www.ibvendas.com.br
Data:
29/01/2014
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Erros que lojistas cometem em vitrines

Instrumento para a prospecção de novo clientes, a vitrine tem a função de despertar o interesse e fazer uma conexão entre os produtos vendidos na loja e as necessidades que o consumidor busca suprir. Seu lugar é estratégico, uma vez que, ao ficar na entrada, o potencial cliente a olha e identifica se aquele estabelecimento é capaz ou não de satisfazer seus desejos.

O lojista deve usá-la de maneira inteligente para definir qual o público-alvo do estabelecimento, fornecendo informações sobre o estilo, a faixa média de preço dos produtos e as novas tendências do mercado. Por isso, saber montar a vitrine é algo fundamental para  atrair novos e antigos clientes, já que ela diz muito sobre a loja. Entretanto, é muito comum os lojistas deixarem de utilizá-la da melhor maneira. Para que isso seja evitado, listo abaixo alguns dos erros mais recorrentes:

1. Desorganização: Uma vitrine desorganizada não desperta interesse e não atrai o cliente em potencial. Por ser uma amostra do interior da loja, quando não passa organização, transmite uma imagem negativa aos compradores, que fatalmente buscam a solução na loja ao lado.

2. Falta de estratégia na montagem: Muitos lojistas ainda não entenderam que o cliente está cada vez mais com tempo reduzido para fazer uma compra e deixam de utilizar a vitrine para passar a mensagem que é interessante para o estabelecimento. Colocar o que há de melhor, mais atrativo, o que eu realmente quero que meu cliente entre e compre é uma estratégia básica, que deve sempre ser adotada.

3. Propaganda enganosa: A vitrine deve expor os produtos condizentes tanto com o que existe no interior da loja quanto com o que os clientes target da loja procuram. Não adianta oferecer na vitrine uma coisa que o cliente não encontra ao entrar na loja ou que não esteja acessível ao público-alvo. Isto gera uma frustração no comprador e ocasiona o efeito inverso ao desejado.

4. Fora das tendências: Lojas que não entendem as tendências passam uma imagem de desatualizadas ou antiquadas. Os estabelecimentos devem ter o estilo de seu público: o que mais lhe agrada o leva a olhar para a vitrine.

Todo vendedor deve entender que a vitrine tem de ser a “fotografia” do sonho de consumo do cliente, tem que despertar o desejo pela compra em um curtíssimo tempo. Mantê-la organizada, montada estrategicamente, condizente com o que a loja, de fato, oferece e de acordo com as tendências são alguns dos fatores que atraem o comprador para fechar negócio dentro de sua loja.

.

© 1996/2014 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.