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Autor:
Maurício Pradella
Qualificação:
Sócio-diretor da SOU Educação Corporativa.
Site:
www.sou.com.br
Data:
29/08/2013
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A importância do uso de simulações no mundo corporativo

Em ambientes virtuais de aprendizagem, também conhecidos como AVAs, as simulações são utilizadas como um recurso que permite a prática de determinada situação antes de vivenciá-la na vida real. E com o uso de simulações aplicadas na educação à distância, não é diferente. Esse recurso contribui para o melhor aprendizado do conteúdo que é apresentado ao aluno, permitindo que este possa efetuar tomadas de decisões antes de enfrentar situações de criticidade na vida real.  

Com isso, é possível deduzir que os usuários podem ter acesso às simulações bastando para isso ter algum dispositivo ligado à internet, não havendo a necessidade de um alto investimento para usufruir desse recurso. Considerando as tecnologias existentes baseadas na web e os dispositivos tecnológicos cada vez mais ao alcance dos indivíduos, um conteúdo disponível em ambientes digitais pode inclusive ser acessado por meio de dispositivos móveis, como celulares ou smartphones.

A representação de ambientes físicos é uma das características marcantes de uma simulação. Os contextos presentes nas simulações deverão fazer sentido ao usuário, permitindo que ele os assimile a seu cotidiano enquanto estiver imerso em um ambiente digital. Para o desenvolvimento de uma simulação é relevante estudar as mais diversas possibilidades que podem ocorrer no mundo material para que as consequências das ações tomadas pelo usuário no local simulado tenham o mesmo impacto.

Partindo do princípio de que as simulações são feitas para reproduzir situações do cotidiano, permitindo que o usuário possa praticar uma situação que posteriormente irá realizar no seu dia a dia, é significativo considerar que sua utilização pode ser aplicada a diversos cenários com diferentes contextos. Na Fórmula 1, por exemplo, é comum que os pilotos treinem com simuladores de carro de corrida como prática de preparação para as competições. Outro exemplo de simulações de alta fidelidade é utilizado em treinamentos da NASA para planejar futuros lançamentos de veículos ao espaço.

Em um processo de aprendizagem é importante informar ao aluno durante a execução de uma simulação os momentos em que ele errou ou então apontar qual deveria ser o caminho correto. Nas simulações esses feedbacks podem ser pontuais para cada tomada de decisão ou então, após a execução de um conjunto de operações.

Considerando o exemplo da utilização de uma calculadora de Matemática Financeira, na qual é exigido que o usuário pressione corretamente uma sequência de botões para obter o resultado esperado, em uma simulação o aluno certamente será notificado caso utilize alguma sequência incorreta. Pode-se, inclusive, solicitar que ele tente a operação novamente. Já em outros casos, a estratégia pedagógica pode ser mais complexa, não havendo apenas um caminho ou sequência a ser seguida e sim uma árvore decisória com vários caminhos considerados corretos. Nessas situações, se ao final de um conjunto de decisões o usuário não atingir o resultado esperado, pode ser necessário orientá-lo sobre a melhor maneira de realizar a tarefa proposta por meio de instruções exibidas pelo próprio sistema da simulação.

As simulações são encaradas positivamente pelas organizações que promovem capacitação de seus colaboradores em temas técnicos ou comportamentais. Na SOU, empresa especializada no desenvolvimento de treinamentos online, nota-se uma crescente demanda pela produção de cursos que possibilitem ao colaborador praticar tomadas de decisão antes de colocá-lo em uma situação real em seu ambiente de trabalho.

Considerando uma simulação que apresente ao usuário situações de diálogos de uma negociação entre um vendedor e um cliente, o interator terá à sua disposição uma sequência de falas disponíveis para iniciar a conversa. Dependendo da opção escolhida, o cliente irá reagir de uma determinada maneira, dando um feedback ao usuário sobre sua ação. Isso permitirá que o interator conduza o diálogo entre os personagens da forma que ele entender como correta.

Em resumo, um dos grandes benefícios do uso de simulações no ensino a distância é permitir representações do mundo físico em um ambiente virtual e controlado, onde o impacto de uma decisão errônea não tem resultado negativo no negócio da organização; pelo contrário, serve como aprendizado para que colaboradores se sintam preparados para vivenciar tais situações em seu dia a dia de trabalho.


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