.
Autor:
Rodrigo Bertozzi
Qualificação:
CEO da B2L Investimentos S.A.
Site:
www.b2law.com.br
Data:
29/10/2014
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Por que ser memorável como empreendedor é como se fosse escolher entre viver e morrer?

O desafio é: não ser mais um! Quem optou pelo mundo empresarial escolheu viver do conhecimento e experiência que adquiriu ao longo da vida em sua área de atuação. E nesta questão, algo salta aos olhos: se este conhecimento não chega ao mercado você fica para trás. Quantas ideias brilhantes você pensou e não colocou em prática? E aqueles convites para dar palestras que você sempre diz não ter tempo? É isto que deseja? Ser mais um entre milhões de empresários? O conhecimento que acumulamos é precioso demais para se guardar dentro de um monastério.

Possuir reputação empresarial é mais do que ganhar dinheiro. Conheci muitos empresários e executivos com recursos financeiros que ninguém conhece de fato no grande mercado. As pessoas conhecem a empresa e seus produtos, mas e você? Qual o problema de construir uma carreira para se tornar conhecido? Estamos muito mais próximos do esquecimento do que de sermos memoráveis. O mesmo vale para quem é executivo e crê estar a salvo. Se em média dura cinco anos no cargo, não planejar ser memorável é um perfeito tiro no pé. E pior, existem muitos que adoram dizer que não precisam de marketing pessoal - e nem de suas bases - para ter sucesso.

O marketing pessoal é meio e não fim. Você pode ser genial mas se a sua expertise ficar restrita a poucas pessoas da empresa ou a produtos e serviços, sem uma assinatura personalizada, o que acontecerá no longo prazo? E quando a empresa é fornecedora de insumos para determinado setor e não atinge o grande público, qual seria a definição de sucesso?

Eu admiro profissionais que tentam a todo custo mudar a ordem das coisas, com disciplina na produção de conteúdo, ideias, projetos que permitam consolidar seu nome como alguém que efetivamente deixou sua marca na mente das pessoas.

Faça um planejamento completo com foco em sua carreira, desenhe cenários, faça palestras com mais frequência, escreva, faça apresentações de produtos para a cadeia de fornecedores e clientes, reinvente a cada doze meses o posicionamento da sua marca pessoal.

Sem esse combustível a carreira morre e é comum pessoas olharem para o passado com um suspiro. “Eu poderia ter feito diferente”, podem pensar. “Podia ter estudado mais, ter tido foco, ter aprendido a expor meu conhecimento (escrito e falado) com mais frequência”. Mas lá está a zona de conforto, o engessamento. Ele é bom, tranquiliza a alma – pelo menos por algum tempo.

Mas se você está se sentindo incomodado, ótimo! Acorde para a sua carreira! Não interessa a idade, problemas familiares, sofrimentos. A competição é grande, mas particularmente nós disputamos no máximo com 1% a 2% de cada área empresarial, dos mais de 380 segmentos que compõe a economia brasileira.

Os grandes nomes se fizeram com tamanho esforço que ao serem vistos de fora parece ter sido fácil. Existem sacrifícios, horas a mais de estudo, e, mais do que tudo, a percepção de que vivemos em um mundo inevitavelmente veloz e poderoso. Eu não quero morrer sem ser memorável, sem ter feito a real diferença na vida das pessoas, sem deixar um conhecimento tangível para quem vem depois. Quem escreve, publica, torna-se eterno. Veja quem são seus heróis na gestão? Acredite que eles foram forjados no mesmo martelo de titânio.

Antes era mais fácil? Não! E hoje é fácil? Também não! E nem o será no futuro. A hora da decisão é agora e o desafio está feito. Chega de desculpas, de dizer que não tem tempo, de mentir para si mesmo. Sucesso financeiro não basta. Estamos em 2014 e em breve em 2020. O tempo passa veloz.

É diferenciar-se ou morrer profissionalmente. Que a fera seja despertada em seu íntimo, como um fogo interno que críticas de outros pouco importa. Existe um enorme tabuleiro invisível, cujas peças temos que saber encaixar, planejar e executar. Seja memorável, caminhe nesta direção disposto a percorrer uma estrada misteriosa, mas de um valor incalculável. Faça algo extraordinário por sua carreira, esteja entre os melhores de sua categoria ou lamente-se no futuro.


.

© 1996/2014- Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.