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Autor:
Conrado Adolpho
Qualificação:
Diretor de criação da Publiweb - Marketing e Consultoria Digital
Site:
www.publiweb.com.br
Data:
29/11/05
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Encontrabilidade - A busca Mudando Nossas Vidas

Em uma busca de 0,13 segundos no Google pela palavra “Google” o resultado são mais de 800 milhões de ocorrências. Nada mau para uma empresa de apenas 7 anos de idade.

O que seria da web (e de nós) sem os Googles e Cadês da vida?

A ação fundamental de buscar uma informação na web se torna a mais necessária e corriqueira à medida que a Internet cresce de maneira surpreendente no mundo inteiro e quebra todas as convicções de outrora. Bilhões de páginas povoando a Internet podem representar um enorme caos diante de nossos monitores. Imagine tentar encontrar um determinada estrela na Via Láctea.

Os mecanismos de busca, como mencionados em recente livro “A Busca: Como o Google e os seus competidores reinventaram os negócios e estão transformando nossas vidas” de Jonh Battelle, estão realmente reinventando nossa maneira de lidar com o mercado e estão forçando um sem número de empresas espalhadas pelo planeta a repensarem suas estratégias e a se adaptarem a novos tempos de economia digital.

Boa parte do e-business passa por um mecanismo de busca e, levando-se em conta que o e-commerce cresce a uma vertiginosa velocidade, estar visível para seu e-consumidor é vital para a sua empresa. O que não pode ser encontrado, não pode ser clicado, nem comprado.

Porém, “encontrabilidade” não quer dizer somente a capacidade que um site tem de ser facilmente encontrado, mas, muito além disso, de ser encontrado de maneira a gerar uma percepção positiva da marca e criar no usuário um motivo que o faça, após encontrar o site, tomar a ação de acessá-lo.

É claro que essa percepção passa pelo título da página encontrada, das suas palavras-chave, se ela está em um link patrocinado ou em uma busca orgânica (busca natural), se o veículo que a encontrou transmite credibilidade e muitos outros critérios subjetivos que só o usuário poderá julgar.

Encontrabilidade é bem mais do que ser encontrado.

O modelo AIDAS (Atenção, Interesse, Desejo, Ação e Satisfação - com uma pequena modificação com relação ao original AIDA de Elmo Lewis - 1898) é válido no marketing na Internet. O “chamar a Atenção” e o “gerar o Interesse” deve fazer parte de uma boa estratégia de encontrabilidade.

Uma estratégia de encontrabilidade no site de uma empresa é uma tarefa que deve ser realizada em equipe com perfeita sinergia entre tecnologia, design e marketing. Um bom trabalho de fazer um site visível a buscadores, chamar a atenção do usuário ao encontrá-lo e fazê-lo clicar no link referido não pode ser tarefa de um homem só, nem de uma só disciplina. Foi-se o tempo em que somente a tecnologia conseguia feitos incríveis com um website. No mundo virtual do século XXI, na Internet pós-bolha, ações perfeitamente integradas entre várias disciplinas são as que farão a diferença entre a evidência e o esquecimento.

A própria meca da premiação publicitária, Cannes, criou um prêmio para a integração da comunicação, o Titânio. Integração é a chave para a comunicação do novo milênio, ou como já começa a ser chamada, da “nova propaganda”. Marketing, tecnologia e design são os protagonistas dessa integração e devem estar sempre presentes em sites, desde a busca até a venda

Quere divulgar um produto a qualquer preço pode muitas vezes fabricar remédios que podem matam o paciente. Um caso clássico é o do Spam - mensagens enviadas sem nenhum critério, segmentação ou consentimento do público que irá recebê-la. A tecnologia agindo sozinha sem a mínima influência do (bom) marketing, e muitas vezes sem nenhum toque de design. O resultado não poderia ser outro: uma ação que denigre a marca e a condena a uma triste associação com os piores sentimentos que circulam pela web.

Encontrabilidade na web é bem mais do que SEO, Search Engine Machine, ou campanhas de links patrocinados. É uma ciência que começa a ser estudada seriamente e, se bem sucedida, pode mudar os rumos de toda uma empresa.

Se você acha que ser encontrado é tudo, reveja seus conceitos. Ser encontrado é só o começo.

Conrado Adolpho é empresário, publicitário, escritor e palestrante. Sua formação vem de faculdades de excelência como ITA e Unicamp. Há mais de 10 anos lida com tecnologia, Internet e marketing, unindo suas habilidades para transformar sites de empresas dos mais diversos segmentos em ferramentas de lucratividade, de relacionamento com clientes e de posicionamento de marca. É especialista em marketing on-line, presta consultoria e ministra palestras em marketing on-line, usabilidade, otimização de buscadores e outros assuntos ligados à Internet e ao marketing.

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