.
Autor:
Silvina Ramal
Qualificação:
Mestre em Administração de Empresas e Diretora da ID Projetos Educacionais.
E-mail:
[email protected]
Data:
31/03/05
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Gestão Profissional, Transparência e Resultados

Ah, professor, na prática é diferente! - Quantas vezes os professores de administração e gestão de negócios não ouvem essa frase de seus alunos. Quando os alunos começam a fazer estágio, contam aos colegas com uma expressão de sabedoria e experiência como é a vida real, o mundo empresarial.

Comparado com esse mundo sedutor, onde está o “verdadeiro conhecimento”, o professor e o mundo da academia parecem ingênuos, e assim milhares de alunos assistem entediados às aulas que julgam insossas, ansiosos por chegar ao lugar onde poderão saber a verdade.

No entanto, seria necessário entender qual é exatamente o “mundo real” que vêem fora das aulas. Este muitas vezes corresponde a um Brasil arcaico, que gerou crescimento econômico, mas foi incapaz de distribuir renda, criar justiça social, educação, melhoria das condições de vida, salvo para um grupo restrito da população.

O “mundo real” é formado hoje por 90% de empresas familiares, poucas das quais vêm procurando profissionalizar sua gestão. E enquanto muitas empresas brasileiras já adotam as mais modernas práticas administrativas, inserindo a transparência e a confiabilidade em suas rotinas de trabalho, outras estão abarrotadas de processos trabalhistas movidos por ex-funcionários, e algumas inclusive enfrentam problemas por escrituração contábil irregular e sonegação.

Finalmente, há empresas brasileiras que detêm uma imagem negativa junto ao público, construída ao longo de anos de mau atendimento. Basta ver a lista de empresas que mais acumulam processos no PROCON, ou então a profusão de sites na Internet do estilo “eu odeio a empresa xxx”, criados por clientes para falar de seus problemas.

Diante dessa realidade, há um movimento que une empresas modernas e escolas de negócios, no sentido de inserir definitivamente o empresariado brasileiro numa nova era. Onde todos paguem impostos, tratem seus funcionários, clientes e demais stakeholders com respeito, e tenham compromisso com a sociedade e o meio ambiente.

Sou muito otimista com o futuro do Brasil. Vejo pessoas competentes que entram concursadas em instituições públicas, seja no legislativo, no judiciário ou executivo. Vejo também as Universidades de primeira linha do Brasil conduzidas por mentes admiráveis, que produzem conhecimento, aproximando-se de seus pares do exterior e formando alunos cada vez mais capazes. Vejo também jovens empresários e executivos que ingressam no mercado com uma visão moderna, trabalhando com seriedade e ética. A sociedade brasileira tem vontade de mudar, e por todos os lugares há gente lutando para isso.
Mas o velho paradigma, o da ineficiência, o da corrupção, deve ser abandonado e vencido de uma vez. É para isso que existem cursos de administração, pós-graduações na área de negócios: para melhorar continuamente nossa capacidade de gerir os amplos recursos do país.

As técnicas e metodologias de gestão, tratadas por alguns como utopia, aos poucos são implementadas nas empresas brasileiras, gerando maior retorno, transparência, competitividade para a indústria, melhoria da qualidade de vida da população. Essa utopia tem um nome, que resume bem a nova mentalidade: profissionalismo.

.

© 1996/2005 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.