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Autor:
Faustino Vicente
Qualificação:
Consultor de Empresas
E-Mail
[email protected]
Data:
22/07/04
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Parcerias Estratégicas Motivam Vendas

Há cerca de cinquenta anos foi lançado pelo papa da administração organizacional, o austríaco Peter Drucker, o conceito da empresa voltada para o cliente. A estratégia desenvolvida por ele tornou-se referência na promoção de palestras, congressos, edições de livros, lançamentos de vídeos e motivações das mais variadas fontes de ensinamentos para encantar o cliente. Iniciou-se,e ntão, uma corrida - sem linha de chegada - para fidelizar os consumidores, pois estudos demonstraram que o custo para se conquistar um novo cliente é muito superior do que para mantê-lo. Elogiável, e facilmente compreensível, que na complexidade do mundo dos negócios, atualmente, apostem-se todas as fichas para satisfazer as expectativas, necessidades, exigências, desejos e, até os sonhos da clientela.

Mas, para que esse objetivo possa ser atingido em toda sua plenitude é indispensável agregar novos valores, principalmente, com parcerias estratégicas. Elas são eficazes para organizações de qualquer porte e segmento melhorando a qualidade, aumentando a produtividade, reduzindo custos e maximizando a lucratividade. A decisão mais inteligente para que esses resultados sejam factíveis, levaram as empresas de classe mundial á intensificarem o intercâmbio de informações e experiências com os seus fornecedores.

A cumplicidade pela excelência faz parte dos princípios da competitividade internacional, pois as parcerias estratégicas estão para o mercado como o alicerce está para as edificações. Os ganhos, para vendedores e compradores, são mais do que palpáveis: informações atualizadas sobre o mercado, benchmarking com a concorrência, aguçada percepção das tendências do setor, inovações tecnológicas, visibilidade das mudanças do estilo de vida do consumidor, lançamento de novos produtos, além das vantagens naturais sobre os componentes da negociação.Com maior ou menor incidência, as empresas dependem sempre da performance dos fornecedores para garantir a qualidade, como por exemplo, na venda de planos de saúde. Neste segmento muitos dos serviços são terceirizados para hospitais, laboratórios, clinicas especializadas, consultórios médicos e prontos-socorros.

A mudança de estilo de vida da mulher poderosa na escolha da marca tem exigido a geração de idéias audaciosas afim de seja disponibilizado o produto que mais a seduz a praticidade. Aliás, quanto vale uma idéia? Quanto valeram as idéias de Leonardo da Vinci - o profeta da criatividade, de Oscar Niemeyer o arquiteto de Brasília, de Thomas A.Edison o pai da eletricidade, de Irmã Dulce referência em responsabilidade social ou de Bill Gates? E quanto valem as milhares de idéias sugeridas diariamente pela imensa massa trabalhadora? Vale a pena alertar que iniciativas inovadoras tem como fonte o conhecimento compartilhado,que deve ser exercitado nas empresas, através do marketing de relacionamento interno.

O envolvimento e o comprometimento de todos os dirigentes e funcionários, na busca obsessiva da satisfação total dos clientes, é de fundamental importância para que as metas da organização possam ser atingidas. A filosofia, a pedagogia e a metodologia da Gestão Interativa é fonte diferenciada de motivação para que os funcionários desenvolvam, com prazer, o seu talento - aptidões naturais e conhecimentos adquiridos. Este bem-sucedido estilo gerencial faz com que o processo de associação de idéias, patente dos pensadores da antiga Grécia e paraíso do atual modelo empreendedor, revele os melhores fornecedores das empresas - seus próprios funcionários. Estamos convencidos que o futuro das organizações pode ser arquitetado através da teoria da evolução orgânica do naturalista inglês, Charles R.Darwin, (1809-1882) não é o mais forte que sobrevive,nem o mais inteligente.Mas sim,aquele que melhor adaptar-se às mudanças.

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