.
Autor:
Fábio Mestriner
Qualificação:
Presidente da ABRE – Associação Brasileira de Embalagem
E-Mail
[email protected]
Data:
23/04/04
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Importância da Inovação na Indústria de Embalagem

A indústria de embalagem tem na inovação e no desenvolvimento de novas soluções uma de suas principais características. Isto acontece porque existe uma grande competição entre os materiais utilizados, os processos de produção e seus equipamentos e o design que estas embalagens apresentam. As indústrias estão sempre em busca de inovações que possam tornar suas embalagens mais eficientes, funcionais e atraentes. Toda vez que uma delas consegue uma solução bem sucedida, ela conquista maior participação no mercado obrigando seus concorrentes a se movimentarem para não serem deixados para trás.

Esta dinâmica tem feito da indústria de embalagem um setor de tecnologia e inovação por excelência, onde os lançamentos de novas soluções não param de acontecer. As principais novidades têm acontecido nos materiais, onde novos polímeros e filmes com múltiplas funções estão abrindo perspectivas estimulantes para a indústria de alimentos e bebidas. Combinados com estes materiais, processos de embalamento asséptico, com atmosfera modificada e vácuo controlado têm estabelecido novas fronteiras para a conservação dos produtos perecíveis. Mecanismos inovadores de abertura e fechamento têm sido sempre um terreno fértil para a busca de inovação. Tampas easy open e selos peel off tem dado às latas de aço, alumínio e fibra composta um novo apelo de praticidade e conveniência.

As tampas se transformaram no principal elemento de diferenciação e destaque dos frascos atuais e um grande número de modelos tem aparecido para competir num mercado cada vez mais sofisticado. A tecnologia de membrana de silicone acaba de criar uma nova geração de tampa que dispensa o processo de abertura e fechamento da embalagem, pois a membrana funciona automaticamente quando a embalagem é pressionada e fecha quando se para de pressionar a embalagem. Os sistemas de decoração e rotulagem também vêm abrindo caminho para soluções de todo tipo que permitem agregar cada vez mais informação aos produtos. Assim é com o rótulo bula que se desdobra em páginas informativas e os rótulos sleev que vestem os frascos com uma pele fazendo com que toda a superfície seja utilizada para comunicação.

Estes são apenas alguns exemplos do que vem acontecendo no setor de embalagens, onde até o conceito de embalagens inteligentes e embalagens ativas que interagem com o produto já é uma realidade corrente no mercado. Felizmente no Brasil este é um setor em que o país não está atrasado. Nossa indústria e o setor de design que o complementa já alcançaram o nível internacional. Nós temos tecnologia, qualidade e inovações capazes de colocar os produtos brasileiros em competição nos mercados mais exigentes do mundo.

Inovações de embalagens brasileiras como as novas tampas criadas para as latas de aço pela Rojek e Brasilata já conquistaram reconhecimento e prêmios internacionais e o nosso design seguindo os passos da nossa propaganda vem conquistando prêmios nos concursos internacionais.

Tudo isso indica que a inovação é um fator decisivo no novo cenário competitivo e a indústria brasileira de embalagem tem conseguido algumas conquistas que indicam claramente que esta atividade em nosso país vem seguindo a tendência internacional de buscar novos desenvolvimentos e inovações para competir num mercado cada vez mais exigente, pois se o Brasil pretende participar do comércio global precisará de embalagens capazes de abrir caminho para os nossos produtos lá fora.

O Brasil precisa de boas embalagens para competir e a indústria brasileira de embalagem felizmente está preparada para atender a todas as exigências.

.

© 1996/2004 - Hífen Comunicação Ltda.
Todos os Direitos Reservados.