.
Autor:
Daniel Rivera
Qualificação:
Economista - Elit Capital
Site:
www.elitcapital.com.br
Data:
27/09/2022
As opiniões expressas em matérias assinadas não refletem, necessariamente, a posição do Empresário Online. Proibida a reprodução sem a autorização expressa do autor.

Visão 22

Nossa experiência no combate à inflação é muito grande, e por isso, neste contexto, hoje temos números melhores do que Estados Unidos e Europa.

De acordo com a ata do fed divulgada em 21/09/2022, o crescimento dos EUA foi revisto para baixo neste e no próximo ano, e os juros por lá devem permanecer em patamar mais elevado por mais tempo. A Europa parece ainda mais atrasada no endurecimento de sua política monetária.

Com isso, apesar da interrupção do ciclo de alta dos juros por aqui, creio que permanecerão neste nível por um prazo maior do que o mercado parece precificar.

A saúde da economia brasileira vai bem, obrigado. Commodities em alta, Agro fortalecido, inflação recuando com a ajuda da redução de impostos (????) e expectativas mais ancoradas, juros em nível relativamente alto sim mas com timing aparentemente apropriado e viés baixista no médio prazo, atividade econômica com indícios mais consistentes de melhora, desemprego caindo, relação divida/PIB melhorando e superavit comercial.

Mesmo com todas as medidas adotadas nos últimos 2 anos e meio, a recuperação em V do Brasil surpreende. A distribuição de auxílio foi gigantesca, ajudou e continua a socorrer os mais carentes, que foram proibidos de trabalhar. Por outro lado, o auxílio impõe um preço alto à sociedade, pelo custo fiscal e inflação. O nível de endividamento das famílias e empresas, em função das referidas medidas, também preocupa.

Temos muito o que fazer como país, como as reformas políticas, tributárias e trabalhistas, mas notadamente na melhora da Educação, para que possamos produzir mais e melhor. Incluir, por meio da educação e produção, essa Massa de Excluídos que se arrasta desde a lei áurea, explorada há 522 anos pelos Parasitas do governo, uma massa que uma minoria carrega nas costas. Enquanto não resolvermos essa equação, não cresceremos nem nos desenvolveremos como uma Nação Soberana.

Precisamos fomentar a Competição nos mercados, criar e atrair mais empresas em todos os setores da nossa economia.

Menos Impostos, Menos Estado, Mais Liberdade Individual, Mais Investimentos, Mais Renda, Mais Prosperidade.

.


Todos os Direitos Reservados.