Como Anda o Brasil
Tendências do 1º Trimestre de 2000
Copyright 1999 Delphos Astrologia
Durante o primeiro trimestre de 2000 há um bom número de indicações astrológicas. Elas podem ser vistas no gráfico que está na página inicial deste site, que é atualizado trimestralmente. Como se pode ver, boa parte das curvas tem início em Dezembro de 1999 ou ainda antes.
Um dos temas mostrados de início é o que levou à demissão do Brigadeiro Chefe da Aeronáutica (Curva verde: URANO t Qxc Sol). A curva ascende em Dezembro e termina no fim de Janeiro. Porém esse assunto não morrerá por aí. Outros desdobramentos se seguirão, pois forças poderosas foram estimuladas a se movimentar, como mostra a curva verde clara (URANO t Cj NoLN, Smc Plu). Esse descontentamento atinge o auge em Fevereiro/Março/Abril, como mostra a curva vermelha (URANO t Qd MC/FC).
Esse mesmo assunto faz parte de um quadro maior, que pode ser visto na curva vermelha da linha logo acima (NETUNO t Qdc Mar). Essa é apenas a parte final, o terceiro pico, de uma longa curva que atravessou a maior parte do ano de 1999. Ela descreve problemas com o setor militar em geral: insatisfação, carência de recursos, aumento de problemas com álcool, drogas e tendências a suicídio. Escândalos e denúncias envolvendo militares das três armas e das polícias estaduais, podendo atingir até mesmo Ministros do setor: Ministro da Defesa e ministros dos tribunais militares.
Essa mesma curva, interpretada em seu sentido mais geral, mostra uma queda geral do ânimo e do entusiasmo de luta do brasileiro médio. Podemos dizer que essa é uma grande marca geral do período que vai de fevereiro de 1999 a março de 2000: uma espécie de desânimo coletivo, de sensação de desagregação, de desencanto, de desilusão com a situação pessoal e nacional. Esse é um caldo de cultura eficiente para o desenvolvimento de forças mais à esquerda, como o MST.
Felizmente essa situação, como bem o demonstra a curva vermelha, está no seu final. Os acontecimentos seguintes contribuirão para levantar o ânimo do brasileiro, que deixará de ver as coisas sob uma ótica tão desanimada e pessimista. O final dessa curva é dos diversos indícios que aparecem, em 2000, sinalizando um processo de retomada de crescimento econômico. O próprio ânimo popular pode ser visto em estado de recomposição na curva azul clara (NETUNO t Trm Jup/Lua) que começa a seguir, atingindo seu primeiro pico em Março/Abril e se prolongando pelo resto do ano de 2000. Falaremos mais dos indicadores dessa curva durante o mês de Março.
A situação de insatisfação que pode permanecer por mais algum tempo tem a ver com o ambiente acadêmico, onde o movimento estudantil deve crescer à esquerda, e, principalmente, com o meio de pesquisa científica e tecnológica: sucateamento e falta de equipamentos, perda de pesquisadores, espionagem e desvio de tecnologias, possíveis denúncias e escândalos envolvendo o setor. Isso pode ser visto na curva de cor magenta (NETUNO t Cj Pal). Essa mesma curva indica desdobramentos importantes na questão das patentes de medicamentos e da lei do genéricos. Mas, ao mesmo tempo, indica a possibilidade de grandes progressos nas investigações e desenvolvimentos tecnológicos que envolvem o ambiente marinho e a plataforma continental.
(Mais na próxima semana)
|