Empresários do Futuro

voltar

Sebrae-SP Desenvolve Programa Empresarial para Crianças

O Sebrae sempre trabalhou com microempresário mas, desta vez, a entidade decidiu voltar a sua atenção para pequenos empreendedores até mesmo no tamanho. Como prova da nova perspectiva, o órgão acaba de lançar o Programa Empresários do Futuro, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), destinado às crianças da 1ª a 8ª séries do 1º grau, das escolas públicas e privadas visando despertar nos alunos a consciência de uma cultura empreendedora.

O programa, cuja metodologia foi desenvolvida por técnicos do Sebrae, possui 16 módulos e, nele, os estudantes aprendem noções de compra e venda, contabilidade, caixa, gerenciamento de pequenos comércios, além de trabalhar com conceitos que oferecem novas possibilidades de emprego. "Nosso objetivo é mostrar aos alunos que o modelo mental de que só existe oportunidade de trabalho para quem está empregado, não corresponde mais à realidade, e que o jovem pode mudar seu destino tendo seu próprio negócio", destaca Fernando Leça, diretor superintendente do Sebrae-SP.

Ainda segundo ele, o programa Empresários do Futuro está baseado em iniciativas semelhantes existentes no mundo inteiro, calcadas na necessidade de disseminar a cultura empreendedora. Para Leça, com a globalização e o avanço tecnológico, as empresas que tradicionalmente eram grandes empregadoras como as montadoras de automóveis, por exemplo, vêm desempregando nos últimos anos. Estas empresas, conforme ele, estão renovando suas plantas industriais introduzindo novas técnicas que são liberadoras de mão-de-obra e adotando um processo acelerado de automação. Em razão deste cenário, o superintendente do Sebrae-SP diz ser muito importante desenvolver nas crianças a consciência do empreendedorismo para que "lá na frente, quando o jovem já tiver se formado, saiba que existe a alternativa de se tornar um empresário", salienta.

Segundo pesquisas realizadas pelo Sebrae-SP, 54% das empresas não alcançam três anos de vida. Contribuem para esse desempenho catastrófico, fatores que vão desde o desconhecimento do negócio à falta de uma análise mais detalhada do lugar onde ele foi instalado. Leça acredita que falhas como estas trazem sérios prejuízos aos empreendedores que fecham seus negócios porque perdem suas economias. "O fracasso da atuação das empresas também representa uma retração na geração de empregos, uma vez que diminui as possibilidades de trabalho e interrompe o crescimento econômico do País", ressalta.

Embora o fechamento precoce de empresas não seja um fenômeno apenas brasileiro, visto que também acontece nos países de primeiro mundo, o fato é que, nestes lugares, o índice de mortalidade empresarial não ultrapassa 30%. Desta forma, Fernando Leça avalia que, quanto mais rápido as crianças brasileiras forem imbuídas de uma mentalidade criativa e empreendedora, mais depressa o Brasil terá condições solucionar este problema. Na sua visão, apesar da importância do programa, o Sebrae-SP não poderá tocá-lo sozinho e precisará da colaboração das demais forças produtivas da sociedade para ampliá-lo. O lançamento do Empresários do Futuro na sede da federação ocorreu justamente para sensibilizar o grande, o médio e o pequeno empresário em relação à iniciativa. Em breve, o Sebrae-SP deverá promover a campanha Adote uma Escola, na qual empresas privadas poderão atuar como parceiras ao custear a participação dos estudantes no programa .
.
.
TOP
..
.
PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS, bem como a reprodução de apostilas a partir desta obra, de qualquer forma e por qualquer meio ou processo eletrônico, mecânico, gráfico, fotográfico, microfílmico, reprográfico, xerográfico, de fotocópia, de gravação, videográficos sem a permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte.
Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados.
A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973
.


Todos os Direitos Reservados.