Regulação Mercado Medicamentos
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Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos
Resolução No- 3, de 29 de julho de 2003 - DOU/ 19.08.03
Aprova o Regimento Interno da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos.
A Secretaria Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos faz saber que o CONSELHO DE MINISTROS, em obediência ao disposto no inciso XV do artigo 6o da Medida Provisória 123, de 26 de junho de 2003, e no inciso XV do artigo 2o do Decreto 4.766, de 26 de junho de 2003, e no uso da competência que lhe confere o inciso III do artigo 4o do Decreto 4.766, de 2003, deliberou expedir a seguinte Resolução:

    Art. 1o - Fica aprovado, na forma do Anexo a esta Resolução, o Regimento Interno da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos.

    Art. 2o- Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

LUIZ MILTON VELOSO COSTA
Secretário Executivo

    ANEXO

    REGIMENTO INTERNO DA CMARA DE REGULAÇÃO DO MERCADO DE MEDICAMENTOS

  • CAPÍTULO I
    DO ÓRGÃO, DE SUA FINALIDADE E DE SUAS COMPETÊNCIAS

    Art. 1o - A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos - CMED, do Conselho de Governo, criada pela Medida Provisória 123, de 26 de junho de 2003, tem por objetivos a adoção, implementação e coordenação de atividades relativas à regulação econômica do mercado de medicamentos, voltados a promover a assistência farmacêutica à população, por meio de mecanismos que estimulem a oferta de medicamentos e a competitividade do setor.
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    Art. 2o - A CMED tem por competências:
    I - definir diretrizes e procedimentos relativos à regulação econômica do mercado de medicamentos;
    II - estabelecer critérios para fixação e ajuste de preços de medicamentos;
    III - definir, com clareza, os critérios para a fixação dos preços dos produtos novos e novas apresentações de medicamentos, que venham a ser incluídos na lista de produtos comercializados pela empresa produtora;
    IV - decidir pela exclusão de grupos, classes, subclasses de medicamentos e produtos farmacêuticos da incidência de critérios de estabelecimento ou ajuste de preços, bem como decidir pela eventual reinclusão de grupos, classes, subclasses de medicamentos e produtos farmacêuticos à incidência de critérios de determinação ou ajuste de preços, nos termos da Medida Provisória 123, de 2003;
    V - estabelecer critérios para fixação de margens de comercialização de medicamentos a serem observados pelos representantes, distribuidores, farmácias e drogarias, inclusive das margens de farmácias voltadas especificamente ao atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica;
    VI - sugerir a adoção, pelos órgãos competentes, de diretrizes e procedimentos voltados à implementação da política de acesso a medicamentos;
    VII - propor a adoção de legislações e regulamentações referentes à regulação econômica do mercado de medicamentos;
    VIII - opinar sobre regulamentações que envolvam tributação de medicamentos;
    IX - assegurar o efetivo repasse aos preços dos medicamentos de qualquer alteração da carga tributária;
    XI - sugerir a celebração de acordos e convênios internacionais relativos ao setor de medicamentos;
    XII - zelar pela proteção dos interesses do consumidor de medicamentos;
    XIII - decidir sobre a aplicação de penalidades previstas no artigo 8o, caput, e parágrafo único da Medida Provisória 123, de 2003, e, relativamente ao mercado de medicamentos, aquelas previstas na Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990, sem prejuízo das competências dos demais órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor;
    XIV - adotar todas as demais medidas necessárias ao cumprimento do disposto na Medida Provisória 123, de 2003.

  • CAPÍTULO II
    DA ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DO ÓRGÃO

    Art. 3o - A CMED é formada pelos seguintes órgãos:
    I - Conselho de Ministros;
    II - Comitê Técnico-Executivo;
    III - Secretaria-Executiva.
    Seção I
    Do Conselho de Ministros

    Art. 4o - Compõem o Conselho de Ministros:
    I - o Ministro de Estado da Saúde, que o presidirá;
    II - o Chefe da Casa Civil da Presidência da República;
    III - o Ministro de Estado da Justiça; e
    IV - o Ministro de Estado da Fazenda.
    Parágrafo único - Os Membros do Conselho de Ministros indicarão suplentes, que terão poderes para representá-los em suas ausências e impedimentos eventuais.

    Art. 5o - O Conselho de Ministros é o órgão de deliberação superior e final da CMED.
    § 1o - O Conselho de Ministros deliberará por meio de resoluções com a presença de todos os seus membros titulares, ou de suplentes formalmente indicados.
    § 2o - As deliberações do Conselho de Ministros serão tomadas por unanimidade.

    Art. 6o - Compete ao Conselho de Ministros:
    I - definir diretrizes e procedimentos relativos à regulação econômica do mercado de medicamentos;
    II - estabelecer critérios para fixação e ajuste de preços de medicamentos;
    III - definir, com clareza, os critérios para a fixação dos preços dos produtos novos e novas apresentações de medicamentos, que venham a ser incluídos na lista de produtos comercializados pela empresa produtora;
    IV - decidir pela exclusão de grupos, classes, subclasses de medicamentos e produtos farmacêuticos da incidência de critérios de estabelecimento ou ajuste de preços, bem como decidir pela eventual reinclusão de grupos, classes, subclasses de medicamentos e produtos farmacêuticos à incidência de critérios de determinação ou ajuste de preços, nos termos da Medida Provisória 123, de 2003;
    V - estabelecer critérios para fixação de margens de comercialização de medicamentos a serem observados pelos representantes, distribuidores, farmácias e drogarias, inclusive das margens de farmácias voltadas especificamente ao atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica;
    VI - sugerir a adoção, pelos órgãos competentes, de diretrizes e procedimentos voltados à implementação da política de acesso a medicamentos;
    VII - propor a adoção de legislações e regulamentações referentes à regulação econômica do mercado de medicamentos;
    VIII - opinar sobre regulamentações que envolvam tributação de medicamentos;
    IX - assegurar o efetivo repasse aos preços dos medicamentos de qualquer alteração da carga tributária;
    X - sugerir a celebração de acordos e convênios internacionais relativos ao setor de medicamentos;
    XI - requisitar informações sobre produção, insumos, matérias-primas, vendas e quaisquer outros dados que julgar necessários, em poder de pessoas de direito público ou privado, com vistas a monitorar, para os fins da Medida Provisória 123, de 2003, o mercado de medicamentos;
    XII - zelar pela proteção dos interesses do consumidor de medicamentos;
    XIII - elaborar e alterar o seu regimento interno;
    XIV - julgar os recursos interpostos contra decisões do Comitê Técnico-Executivo;
    XV - convidar a participar de reuniões do Conselho de Ministros da CMED, sempre que constarem da pauta assuntos da área de atuação de outros órgãos e entidades da Administração Pública Federal, os seus respectivos titulares;
    XVI - coordenar ações dos órgãos componentes da CMED voltadas à implementação dos objetivos previstos no art. 1o; e
    XVII - adotar todas as demais medidas necessárias ao cumprimento do disposto na Medida Provisória 123, de 2003.

    Art. 7o - Compete privativamente ao Conselho de Ministros:
    I - aprovar critérios para reajustes ordinários e extraordinários de preços de medicamentos;
    II - decidir pela inclusão ou exclusão de produtos no regime de que trata o inciso IV do art. 6o;
    III - aprovar o Regimento Interno da CMED; e
    IV - aprovar os preços dos medicamentos que forem objeto de alteração da carga tributária.
    Seção II
    Do Comitê Técnico-Executivo

    Art. 8o - O Comitê Técnico-Executivo é o núcleo executivo colegiado da CMED.

    Art. 9o - Compõem o Comitê Técnico-Executivo:
    I - o Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, que o coordenará;
    II - Secretário-Executivo da Casa Civil;
    III - o Secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça; e
    IV - o Secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda.
    § 1o - Os representantes titulares do Comitê Técnico-Executivo designarão os seus respectivos suplentes, que os representarão em suas ausências.
    § 2o - As deliberações do Comitê Técnico-Executivo serão tomadas pela unanimidade dos seus membros.

    Art. 10 Compete ao Comitê Técnico-Executivo:
    I - sugerir diretrizes e procedimentos relativos à regulação econômica do mercado de medicamentos;
    II - propor critérios para fixação e ajuste de preços de medicamentos;
    III - propor critérios para a fixação dos preços dos produtos novos e novas apresentações de medicamentos que venham a ser incluídos na lista de produtos comercializados pela empresa produtora;
    IV - aprovar os preços dos produtos novos e novas apresentações de medicamentos, podendo delegar, total ou parcialmente, esta competência à Secretaria-Executiva;
    V - sugerir a exclusão ou a reinclusão de grupos, classes, subclasses de medicamentos e produtos farmacêuticos da incidência de critérios de estabelecimento ou ajuste de preços, nos termos da Medida Provisória 123, de 2003;
    VI - propor critérios para fixação de margens de comercialização de medicamentos a serem observados pelos representantes, distribuidores, farmácias e drogarias, inclusive das margens de farmácias voltadas especificamente ao atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica;
    VII - requisitar informações sobre produção, insumos, matérias-primas, vendas e quaisquer outros dados que julgar necessários, em poder de pessoas de direito público ou privado, com vistas a monitorar, para os fins da Medida Provisória 123, de 2003, o mercado de medicamentos;
    VIII - zelar pela proteção dos interesses do consumidor de medicamentos;
    IX - sugerir ao Conselho de Ministros o convite para participar de reuniões daquele colegiado, sempre que constarem da pauta assuntos da área de atuação de outros órgãos e entidades da Administração Pública Federal, de seus respectivos titulares
    X - pronunciar-se sobre os pedidos de reajustes extraordinários de preços;
    XI - instaurar e julgar os processos administrativos para apuração das infrações referidas no caput do art. 8o da Medida Provisória 123, de 2003;
    XII - aplicar as sanções a que se refere o caput do art. 8o da Medida Provisória 123, de 2003;
    XIII - decidir os recursos interpostos contra as decisões da Secretaria-Executiva;
    XIV - aprovar e encaminhar ao Conselho de Ministros propostas de edição de atos normativos;
    XV - propor ao Conselho de Ministros alteração do Regimento Interno; e
    XVI - propor a adoção de diretrizes complementares para implementação da política de regulação do setor de medicamentos.
    Seção III
    Da Secretaria-Executiva

    Art. 11 A Secretaria-Executiva da CMED será exercida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, vinculada ao Ministério da Saúde.

    Art. 12 Compete à Secretaria-Executiva:
    I - prestar assistência direta ao Conselho de Ministros da CMED;
    II - preparar as reuniões do Conselho de Ministros e do Comitê Técnico-Executivo;
    III - implementar as deliberações e diretrizes fixadas pelo Conselho de Ministros e pelo Comitê Técnico-Executivo;
    IV - coordenar grupos técnicos intragovernamentais, realizar e promover estudos e preparar propostas sobre matérias de competência da CMED para serem submetidas ao Conselho de Ministros e ao Comitê Técnico-Executivo;
    V - cumprir outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Conselho de Ministros e pelo Comitê Técnico-Executivo;
    VI - requisitar informações sobre produção, insumos, matérias- primas, vendas e quaisquer outros dados que julgar necessários, em poder de pessoas de direito público ou privado, com vistas a monitorar, para os fins da Medida Provisória 123, de 2003, o mercado de medicamentos;
    VII - realizar as investigações preliminares e a instrução dos processos administrativos instaurados pelo Comitê Técnico-Executivo;
    elaborando Relatório de Circunstanciado sobre a existência de indício de infração e, se for o caso, a sanção cabível, submetendo-o ao Comitê Técnico-Executivo para julgamento;
    VIII - instaurar os processos administrativos para apuração das infrações previstas no parágrafo único do artigo 8o- da Medida Provisória 123, de 2003, podendo inclusive aplicar multa, quando cabível.
    IX - submeter à aprovação do Comitê Técnico-Executivo propostas de edição de atos normativos;
    X - prestar apoio técnico, jurídico e administrativo à Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos;
    XI - fazer publicar as decisões, atos normativos e os nomes dos representantes suplentes indicados pelos membros do Conselho de Ministros e do Comitê Técnico-Executivo;
    XII - executar as decisões tomadas pelo Conselho de Ministros e pelo Comitê Técnico-Executivo;
    XIII - divulgar comunicados de esclarecimento sobre assuntos de competência da CMED; e
    XIV - receber, arquivar e distribuir, quando necessário, os documentos endereçados à CMED;

  • CAPÍTULO III
    DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

    Art. 13 As investigações preliminares e os processos administrativos instaurados com base na Medida Provisória 123, de 2003, observarão o procedimento administrativo previsto no Capítulo V do Decreto 2.181, de 20 de março de 1997.

    Art. 14 Concluídas a investigação preliminar ou a instrução do processo administrativo, o Comitê Técnico-Executivo, nos termos inciso XI do art. 10, e após análise do Relatório de Circunstanciado, de que trata o inciso VIII do art. 12 deste Regimento, decidirá, no prazo de 30 (trinta) dias, salvo prorrogação por igual período expressamente motivada, sobre a existência de infração e a aplicação de sanção.

    Art. 15 A Secretaria-Executiva, após concluir os processos administrativos, de que trata o inciso IX do art. 12 deste Regimento, comunicará ao Comitê Técnico-Executivo a decisão.

    Art. 16 Da decisão que aplicar sanções cabe recurso administrativo:
    I - para o Conselho de Ministros, quando for proferida pelo Comitê Técnico-Executivo; e
    II - para o Comitê Técnico-Executivo, quando for proferida pela Secretaria-Executiva.
    § 1o - O recurso será dirigido ao órgão que proferiu a decisão em primeira instância, que, após o juízo de admissibilidade, o encaminhará ao órgão julgador no prazo máximo de dez dias.
    § 2o - A distribuição dos recursos aos membros do Conselho de Ministros ou do Comitê Técnico-Executivo, quando for o caso, dar-se-á por sorteio;
    § 3o - Não são passíveis de recurso as decisões proferidas pelo Conselho de Ministros e pelo Comitê Técnico-Executivo em instância administrativa recursal.

    Art. 17 O prazo para interposição dos recursos previstos no artigo anterior é de 10 (dez) dias, contado a partir da juntada aos autos do aviso de recebimento (AR) de carta registrada referente à notificação da decisão recorrida.
    § 1o - Os recursos devem ser decididos no prazo máximo de trinta dias, a partir do recebimento dos autos pelo órgão competente para julgá-lo.
    § 2o - O prazo mencionado no parágrafo anterior pode ser prorrogado por igual período, ante justificativa explícita.

    Art. 18 A multa prevista no parágrafo único do art. 8o da Medida Provisória 123, de 2003, será computada diariamente e exigida após a decisão final no respectivo processo administrativo.
    § 1o - A multa a que se refere o caput, quando imposta em razão de recusa, omissão ou retardamento, contar-se-á a partir da notificação do infrator e, quando imposta em razão de enganosidade, a partir da data em que as informações enganosas tenham sido prestadas.
    § 2o - Persistindo os motivos da imposição da sanção após a decisão final a que se refere o caput, a multa ali imposta será apurada diariamente e exigida a cada sessenta dias.
    § 3o - Quitado o débito, o autuado deverá encaminhar o comprovante de pagamento à Secretaria-Executiva, para juntada ao respectivo processo administrativo, com vistas ao seu arquivamento.

    Art. 19 Observado o disposto no parágrafo único do art. 9o da Medida Provisória 123, de 2003, os Processos Administrativos que estavam em curso perante a Câmara de Medicamentos passam a ser instruídos e julgados pela CMED, continuando-se a instrução do estágio em que se encontravam e, inclusive, permanecendo a relatoria a cargo dos mesmos órgãos.

  • CAPÍTULO V
    DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

    Art. 20 A coordenação do Comitê Técnico de Trabalho, de que trata o art.8o do Decreto 4.766, de 26 de junho de 2003, é de responsabilidade do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos de Saúde.

    Art. 21 Os casos omissos e as dúvidas surgidas na aplicação deste Regimento serão solucionados pelo Conselho de Ministros, ouvido o Comitê Técnico-Executivo.

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