Mercados de valores mobiliários
Voltar

O que se entende por operações realizadas “dentro de bolsas” e “fora de bolsas”?

Os mercados de valores mobiliários compreendem os mercados organizados (de bolsa e balcão) e os mercados de balcão não-organizados.

Mercado de Bolsa – ambiente de negociação em local físico definido, com sistema de negociação eletrônico (ou viva-voz) e regras adequadas à realização de operações de compra e venda de títulos e valores mobiliários.

Mercado de balcão organizado - ambiente de negociação administrado por instituições auto-reguladoras, autorizadas e supervisionadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que mantêm sistema de negociação (eletrônico ou não) e regras adequadas à realização de operações de compra e venda de títulos e valores mobiliários. São negociadas ações de empresas não registradas em bolsa, observado que para fins tributários este mercado assemelha-se ao de bolsa.

Mercado de balcão não organizado - mercado de títulos e valores mobiliários cujos negócios não são supervisionados por entidade auto-reguladora. (Instrução CVM nº 461, de 23 de outubro de 2007, e alterações posteriores, e IN SRF nº 25, de 2001, art. 23, § 1º)

FONTE: Consultoria CENOFISCO

,
Voltar


© 1996/2010 - Hífen Comunicação Ltda•
Todos os Direitos Reservados•