Admissão de empregada doméstica com FGTS
Voltar

Registro de empregada domestica em uma residência com direito ao FGTS, como será gerado essa folha de pagamento? Será necessário uma CEI ou será o próprio CPF do empregador que deverá ser mencionado na guia GPS e na SEFIP?

Informamos que se haverá o recolhimento fundiário para o empregado doméstico deverá o empregador tirar a matrícula CEI.

A inclusão poderá ocorrer a partir da competência março/2000 e dar-se-á pela efetivação do primeiro depósito, realizado pelo empregador doméstico/contribuinte, em conta vinculada aberta para esse fim específico em nome do trabalhador. Para a realização do recolhimento ao FGTS e da prestação de informações à Previdência Social, o empregador doméstico deverá estar inscrito no Cadastro Específico de Inscrição no INSS (CEI), e o empregado no Cadastro do PIS/PASEP ou no Cadastro de Identificação de Contribuinte Individual do INSS (CICI).

Como observado para realização do recolhimento da alíquota de 8% para o FGTS sobre a remuneração mensal devida ou paga ao empregado doméstico, bem como prestação de informações à Previdência Social, o empregador/contribuinte deverá utilizar exclusivamente a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP), avulsa, adquirida no comércio e terá prazo até o dia 7 do mês subseqüente ao da competência devida para efetuar o referido recolhimento. Não havendo expediente bancário no dia 7, o prazo para recolhimento, sem acréscimos legais, será o dia útil imediatamente anterior.

Importante observar que a inclusão do empregado doméstico no FGTS se reveste de caráter irretratável em relação ao respectivo vínculo empregatício, ou seja, uma vez decidido o empregador pelo referido depósito, deverá permanecer nessa obrigatoriedade durante todo o vínculo empregatício com o empregado beneficiado, não sendo permitida a desistência da opção inicialmente adotada.

Os dados em GPS deverão ser com os dados do empregado doméstico e o código de recolhimento 1600.

FONTE: Consultoria CENOFISCO

,
Voltar


© 1996/2011 - Hífen Comunicação Ltda•
Todos os Direitos Reservados•