Contratar funcionário com jornada flexível
Voltar

Empresa pode contratar funcionário com jornada flexível, para laborar cada dia da semana um horário diferente, desde que seja dentro das 44h semanais?

Jornada de trabalho flexível é aquela em que o empregador, previamente, estabelece um limite inicial e final do horário de trabalho e os empregados, dentro deste limite, cumprem integralmente a sua jornada de trabalho.
Exemplo: o empregador determina que o horário de trabalho seja cumprido dentro do período das 7 às 22 horas. Neste caso o trabalhador cumprirá a sua jornada normal de 6 horas diárias, podendo, em determinado dia, cumprir a jornada das 7 às 13 horas, com 15 minutos de intervalo para alimentação e repouso; em outro dia, das 13 às 19 horas, e assim sucessivamente.
No entanto, como não há na legislação dispositivo que discipline a implantação desse tipo de jornada, o entendimento da Consultoria CENOFISCO é de que se o empregador cumprir com a obrigatoriedade de marcação da hora de entrada e saída, quando for o caso, observância ao limite máximo da jornada, prévia contratação neste regime, poderá adota-la mediante negociação com o sindicato representativo da respectiva categoria profissional.
Apesar do posicionamento adotado por esta consultoria, tendo em vista a inexistência de previsão legal sobre o assunto, recomendamos, por medida preventiva, consultar antecipadamente o MTE, bem como o sindicato da respectiva categoria profissional.

FONTE: Consultoria CENOFISCO

,
Voltar


© 1996/2011 - Hífen Comunicação Ltda•
Todos os Direitos Reservados•