Importação por pessoa física
Voltar

Pessoa física pretende importar mercadoria para seu próprio uso, fica dispensada do pagamento do ICMS por não praticar essa atividade de modo habitual?

Contribuinte do imposto é a pessoa natural ou jurídica, que de modo habitual ou em volume que caracterize intuito comercial, realize operações relativas à circulação de mercadorias ou preste serviços de transporte interestadual ou intermunicipal ou de comunicação. Esta é a regra para a caracterização da figura do “contribuinte” do ICMS prevista no artigo 9º do Regulamento do imposto (Decreto 45.490/2000).

Exceção ao exposto se verifica nas disposições contidas no art. 10 do RICMS/00 ao estabelecer que o requisito da habitualidade e a destinação dos bens, não são exigidos para caracterizar a sujeição passiva na operação de importação.

Desse modo, impõe-se a condição de contribuinte a qualquer pessoa, física ou jurídica, que realize a operação de importação, ainda que de forma esporádica, inclusive de bens destinados a uso, consumo ou ativo, conforme o caso.

Assim, há de se concluir que qualquer pessoa, seja física ou jurídica, que venha a importar mercadorias, ainda que para seu consumo ou integração no Ativo Imobilizado do estabelecimento, se sujeitará à tributação do ICMS.

FONTE: Consultoria CENOFISCO

,
Voltar


© 1996/2011 - Hífen Comunicação Ltda•
Todos os Direitos Reservados•