Caracterização de horas in itinere
Voltar

Quando devo ser pago as horas in itinere? Como caracteriza?

Informamos que horas in itinere são aquelas utilizadas pelo empregado para que se locomova até o local de trabalho, em condução fornecida pelo empregador, quando este for de difícil acesso ou quando não servido por transporte regular público, sendo estas horas computáveis na jornada de trabalho.

O empregador deverá manter-se atento à jornada máxima diária de seu empregado. A legislação trabalhista em vigor permite atualmente uma jornada diária normal de até 8 horas. Havendo a existência de horas in itinere, estas serão computadas na jornada de trabalho e, se ultrapassado o limite legal ou contratual, deverão ser remuneradas como horas extras (percentual mínimo de 50%), conforme orientação do TST por meio da Súmula 90, V.

Sendo o período despendido pelo empregado até o local de trabalho ou para seu retorno (hora in itinere) remunerado extraordinariamente, e se existente a habitualidade, a média das horas in itinere deverá integrar a base de cálculo para a apuração de férias, 13º salário e aviso prévio indenizado.

FONTE: Consultoria CENOFISCO

,
Voltar


© 1996/2012 - Hífen Comunicação Ltda•
Todos os Direitos Reservados•