Estabilidade durante contrato de experiência
Voltar

Funcionária que foi admitida e durante o período de experiência informou que estava grávida, a empresa pode demiti-la? Como proceder?

Esclarecemos primeiramente que o empregado, no período do contrato por prazo determinado, especificamente experiência, vir a adquirir direito à estabilidade provisória (gestante, empregado acidentado, líder sindical, dentre outros), o empregador não poderá proceder à rescisão contratual antecipada, tendo em vista que é garantido ao empregado sua permanência no emprego. Não obstante, será possível a rescisão no término do prazo ajustado, considerando-se por cumprido o contrato de trabalho (experiência) e extinguindo-se as recíprocas obrigações, justamente por não se tratar de despedida imotivada, mas de término de contrato a termo.

Assim, não há que se falar em estabilidade provisória (gestante) quando ocorrer o término do contrato de experiência, uma vez que, esta garantia se limita à impossibilidade de que seja efetuada uma dispensa arbitrária, ou seja, dispensa sem justa causa. Dessa forma, poderá ser efetuada a rescisão contratual somente no término previsto, mas não antecipadamente.

FONTE: Consultoria CENOFISCO

,
Voltar


© 1996/2012 - Hífen Comunicação Ltda•
Todos os Direitos Reservados•