Qual é o horário de trabalho para funcionário com a função de instrutor técnico, trabalhando com atendimento telefônico e chat online? Qual é o horário mínimo para refeição efetuada em restaurante próprio da empresa?
Informamos que ao instrutor técnico que trabalha com atendimento telefônico e chat on line entendemos dever ser aplicada a Norma Regulamentadora nº17 (Teleatendimento/Telemarketing).
Como trabalho de teleatendimento/telemarketing entende-se aquele cuja comunicação com interlocutores clientes e usuários é realizada à distância por intermédio da voz e/ou mensagens eletrônicas, com a utilização simultânea de equipamentos de audição/escuta e fala telefônica e sistemas informatizados ou manuais de processamento de dados.
O tempo de trabalho em efetiva atividade de teleatendimento/telemarketing é de, no máximo, 6 horas diárias, nele incluídas as pausas, sem prejuízo da remuneração.
Para o cálculo do tempo efetivo em atividade de teleatendimento/telemarketing devem ser computados os períodos em que o operador encontra-se no posto de trabalho, os intervalos entre os ciclos laborais e os deslocamentos para solução de questões relacionadas ao trabalho.
Para prevenir sobrecarga psíquica, muscular estática de pescoço, ombros, dorso e membros superiores, as empresas devem permitir a fruição de pausas de descanso e intervalos para repouso e alimentação aos trabalhadores.
FONTE: Consultoria CENOFISCO