Norma interna de comportamento
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Ocorrendo problema de produtividade devido ao uso de celular no horário de serviço. Há como proibir o uso do mesmo durante o expediente. Há como proibir também que os funcionários se alimentem fora do local destinado às refeições, como no caixa, e que eles não masquem chiclete durante o expediente?

Não há uma Lei específica para essa ocasião, porém poderá a empresa restringir o uso de celulares dentro da empresa, ou o uso indevido.

Neste caso, deve o empregador ter uma norma interna que regulamente essa restrição e que seja de conhecimento de todos os empregados.

Recomendamos o empregador disponibilizar um telefone fixo na empresa para que os empregados possam receber ligações, no caso, por exemplo, de ter um ente da família doente ou com qualquer outro problema, podendo assim ser informado.

Quanto ás refeições, a empresa poderá determinar qual é o local destinado á este período.

A proibição de chiclete poderá ser efetuada desde que ocorra um bom senso de ambas as partes, principalmente se o trabalho envolve contato direto com superiores ou clientes, pois dependendo da forma que se masca o chiclete poderá tirar a concentração e o foco da conversa, além de muitas vezes passar uma imagem de descaso na conversa.


FONTE: Consultoria CENOFISCO

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