Benefícios oferecidos pela empresa
Voltar

Empresa pretende incluir na folha de pagamento auxílio alimentação, isso gera algum encargo? Quais os benefícios que podem ser oferecidos pela empresa sem que venha gerar encargos?

Ressalte-se, inicialmente, que a concessão de alimentação, não é obrigatório, sendo a concessão liberalidade do empregador ou obrigação proveniente de disposição estabelecida em acordo ou convenção coletiva.

Entretanto, uma vez iniciado seu fornecimento, a alimentação passa automaticamente a fazer parte do contrato, integrando ao patrimônio jurídico do trabalhador, com exceção, apenas, na hipótese de fornecimento mediante convênio da empresa com o PAT- Programa de Alimentação do Trabalhador.

Assim, a única forma de a alimentação não ser considerada salário, é fazer a concessão através do PAT.

A natureza salarial do beneficio somente será afastada na hipótese de a empresa se encontrar filiada ao Programa de Alimentação do Trabalhador - PAT. Confira a Lei n. 6.321/76, artigo 3º, in verbis:

“Art. 3º - Não se inclui como salário-de-contribuição a parcela paga in natura pela empresa, nos programas de alimentação aprovados pelo Ministério do Trabalho. “

Assim, a empresa que por liberalidade quiser fornecer alimentação é possível excluir a natureza salarial da alimentação se a empresa estiver cadastrada no PAT, fornecendo o vale-refeição ou vale-alimentação e adquirindo de empresa que também seja cadastrada no PAT, caso contrário, o benefício terá a natureza salarial, incidindo os encargos de INSS e FGTS, bem como, integrando para fins de férias, 13º salário e rescisão.


FONTE: Consultoria CENOFISCO

,
Voltar


© 1996/2014 - Hífen Comunicação Ltda•
Todos os Direitos Reservados•