Cargos permitidos para o freelancer
Voltar

Quais as particularidades e os cargos permitidos para o freelancer?

Freelancer é o termo inglês para denominar o profissional autônomo, que se autoemprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente.

É uma tendência muito em voga no mercado de jornalismo, design, propaganda, Web, tecnologia da informação, música e muitos outros.

Outra palavra para freelancer é freela (ou frila), muito utilizada no Brasil para designar aqueles profissionais que trabalham de forma independente e geralmente em áreas de criação ou comunicação.

No caso de autônomo, não há que se falar em cargos permitidos, salvo se a empresa quiser contratá-lo como empregado, devendo observar a classificação brasileira de ocupação (CBO) e verificar qual a classificação que mais se assemelha a atividade que ele exercerá na empresa.

Caso a empresa não queria este profissional como empregado e sim autônomo, deverá seguir todas as obrigações em relação ao autônomo que lhe presta serviço lembrando que ele é um trabalhador que desempenha seu serviço com autonomia, sem que haja a subordinação típica dos empregados, podendo livremente adotar diversos procedimentos disponíveis na execução do seu ofício.

Diferente do empregado, não está sujeito a um controle diário de sua jornada de trabalho, bem como não cumpre, necessariamente, uma quantidade exata de horas de trabalho.

FONTE: Consultoria CENOFISCO

,
Voltar


© 1996/2014 - Hífen Comunicação Ltda•
Todos os Direitos Reservados•