Obrigações na contratação de autônomo
Voltar

Quais são as obrigações da empresa na contratação de serviços de autônomo no domicílio da empresa. Quais documentos fiscais. Quais retenções. Como fica os acidentes de trabalho?

Informamos que a contribuição do contribuinte individual que presta serviço á empresas (sócio com pró-labore inclusive), sem que seja enquadrada no simples nacional é de 11% sobre o valor percebido por ele, respeitando os limites mínimo e máximo do salário de contribuição, no qual se responsabiliza por este recolhimento bem como informação em folha de pagamento e em SEFIP.

Além da contribuição previdenciária deste segurado, a empresa tem o encargo patronal de 20% sem limite de teto previdenciário.

De acordo com o artigo 47, inciso V da IN/RFB nº 971/2009, a empresda tomadora de serviço de autônomo deverá emitir o RPA, com a identificação completa da empresa, inclusive com seu número no CNPJ, o número de inscrição do segurado no RGPS, o valor da remuneração paga, o desconto da contribuição efetuado e o compromisso de que a remuneração paga será informada na GFIP e a contribuição correspondente será recolhida.

Orientamos ainda que não há pagamento algum ou adicionais para autônomo relativo a acidente de trabalho.

FONTE: Consultoria CENOFISCO

,
Voltar


© 1996/2014 - Hífen Comunicação Ltda•
Todos os Direitos Reservados•