Ex-funcionário contratado como temporário
Voltar

Funcionário já trabalhou na empresa anteriormente, poderá ser contratado como serviços temporários?

Em qualquer modalidade de contrato por prazo determinado, para que seja celebrado novo contrato com o mesmo empregado, é necessário um intervalo de, no mínimo, 6 (seis) meses, sob pena de o referido contrato se transformar em prazo indeterminado - CLT, art. 452.

Portanto, quanto a situação de rescisão e nova contratação por prazo determinado, informamos que tal procedimento é proibido pelo nosso ordenamento jurídico, visto que possibilitariam fraudes nas contratações, a não ser que seja observado o interregno entre uma contratação e outra de seis meses.

Vejamos o art. 452 da CLT, supra citado:

“Art. 452 - Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de 6 (seis) meses, a outro contrato por prazo determinado, salvo se a expiração deste dependeu da execução de serviços especializados ou da realização de certos acontecimentos.”

Assim, sendo o período entre os contrato superior a seis meses, como é o caso em tela, inexiste previsão expressa que impeça o novo contrato de experiência.

Tratando-se de função diversa daquela exercida anteriormente, interpretamos, então, ser admissível o novo contrato de experiência, havendo intenção do empregador analisar a aptidão técnica para a nova função.

Ademais, em se tratando de experiência, devemos salientar que o objetivo deste tipo de contrato é conhecer o empregado e verificar se o mesmo tem o perfil.

FONTE: Consultoria CENOFISCO

,
Voltar


© 1996/2015 - Hífen Comunicação Ltda•
Todos os Direitos Reservados•