Retenção por emissão de NF
Voltar

Pessoa física emite uma nota fiscal de serviço avulsa para uma Pessoa jurídica, quais as retenções que deverão ser feitas?

Considerando que estamos nos referindo a um autônomo (contribuinte individual) prestando serviço para uma empresa), a partir de abril de 2003, por força da Lei n. 10.666/2003, e regulamentada pela Instrução Normativa n. 971/2009, quando um contribuinte individual pessoa física prestar serviço para uma empresa jurídica, a empresa, independentemente do serviço prestado, deverá efetuar o desconto/retenção previdenciária de 11% da remuneração paga ao contribuinte individual (autônomo ou empresário), limitado ao teto (atualmente R$ 4.663,75). Observe-se não haver limite mínimo.

Em relação à SEFIP, a mesma deverá será informada em campo próprio como contribuinte individual.

O recolhimento dos 11% será feito juntamente com a GPS da empresa no código 2003 ou 2100, ou seja, a responsabilidade será da própria empresa, ou seja, os 20% se a empresa não for do simples nacional e mais + 11% do contribuinte individual.

Deve-se informar, que a empresa contratante, deverá pagar para a previdência, o montante de 20%, que irá incidir sobre o total das remunerações pagas ou creditadas a qualquer título, no decorrer do mês, aos segurados contribuintes individuais (autônomos) que lhe prestem serviços. Não existem limites para a incidência deste percentual.

FONTE: Consultoria CENOFISCO

,
Voltar


© 1996/2015 - Hífen Comunicação Ltda•
Todos os Direitos Reservados•