Novo período de férias vence durante licença maternidade
Voltar

Funcionária vai sair de licença maternidade, entretanto novo período de férias vence em três meses, teremos que pagar em dobro as férias?

Se a empregada entra em licença-maternidade em setembro e o período concessivo das férias só vence em janeiro/2016, o empregador não pagará em dobro estas férias.

O período da licença-maternidade, trata-se de uma licença remunerada, conforme artigo 392 da CLT, ou seja, a empregada se afasta com direito à remuneração do período, sem prejuízo do salário, e não pode ao mesmo tempo estar em gozo de férias.

Neste caso, a empresa pode desde já dar o aviso de férias para a empregada, para que a mesma possa gozar as férias em seguida da licença-maternidade, ou seja, goza os 30 dias de férias depois dos 120 dias da licença, sem ter que pagar em dobro.

Jurisprudência: “EMENTA FÉRIAS. DOBRO. LICENÇA MATERNIDADE. SUSPENSÃO DO CONTRATO DE TRABALHO. Estando suspensos os efeitos do contrato de trabalho em razão do gozo de licença maternidade, prorroga-se o termo final do período concessivo de férias, pelo que, tendo sido usufruídas estas imediatamente após a cessação da licença maternidade, não há falar-se em seu pagamento dobrado. Recurso Ordinário a que se nega provimento. TRIBUNAL: 2ª Região ACÓRDÃO NUM: 20040053630 DECISÃO: 11 02 2004. TIPO: RS01 NUM: 00364 ANO: 2003; NÚMERO ÚNICO PROC: RS01 - 00364-2003-201-02-00;RECURSO ORDINÁRIO EM RITO SUMARÍSSIMO; TURMA: 7ª; ÓRGÃO JULGADOR - SÉTIMA TURMA”.

Portanto, o entendimento é de que se o período concessivo de férias da empregada vence dentro do período da licença-maternidade a empresa não pagará em dobro as férias se concedê-las posteriormente em seguida da licença-maternidade.

FONTE: Consultoria CENOFISCO

,
Voltar


© 1996/2015 - Hífen Comunicação Ltda•
Todos os Direitos Reservados•