Licença maternidade de 180 dias
Voltar

Passando os 180 dias de licença maternidade se transformado em obrigação por convenção coletiva, para empresa do Simples Nacional como pode ser compensado este valor?

O Decreto nº 7.052/09, regulamentado pela Lei nº 11.770/08, criou o Programa Empresa Cidadã,destinado à prorrogação da licença-maternidade, no tocante a empregadas de pessoas jurídicas.

Assim, foi instituído o Programa Empresa Cidadã, destinado a prorrogar por 60 dias a duração da licença-maternidade prevista no inciso XVIII do caput do art. 7º da Constituição Federal e o correspondente período do salário-maternidade de que tratam os arts. 71 e 71-A da Lei nº 8.213/91.

A empregada em gozo de salário-maternidade na data de publicação do Decreto nº 7.052/09 poderá solicitar a prorrogação da licença, desde que requeira no prazo de até 30 dias.

As pessoas jurídicas poderão aderir ao Programa Empresa Cidadã, mediante requerimento dirigido à Secretaria da Receita Federal do Brasil. Somente a empresa tributada com base no lucro real poderá deduzir do imposto devido, em cada período de apuração, o total da remuneração paga da empregada no período de prorrogação de sua licença-maternidade, vedada a dedução como despesa operacional.

No caso mencionado, por ser previsto na convenção coletiva, a empresa somente poderá se compensar em Guia da Previdência Social os 120 dias e os 60 dias , será um encargo da empresa.

Por ser a empresa tributada no Simples Nacional, também não poderá deduzir no Imposto de Renda.

FONTE: Consultoria CENOFISCO

,
Voltar


© 1996/2015 - Hífen Comunicação Ltda•
Todos os Direitos Reservados•