Serviços externos com veículo próprio
Voltar

Funcionário foi contratado para realizar serviços externos com seu próprio veículo, recebe da empresa um cartão corporativo, para cobrir todas suas despesas (combustível, alimentação, pernoites, km. rodados, pedágios, etc.). é correta esta forma de pagamento?

Informamos que não há previsão expressa em lei sobre o uso de veículo do empregado, contudo se tal fato foi condicionado á contratação deste empregado orienta-se a inclusão do veículo em contrato com cláusula de locação do veículo se baseando em valor de mercado.

O valor da locação entra na folha de pagamento, mas não terá incidência de INSS e FGTS, uma vez que locação constitui matéria cível.

Quanto ao cartão corporativo, é possível esta concessão, não há impedimento, contudo o valor constante nele será considerado como salário, portanto deverá entrar e sair pela folha de pagamento para efeito de tributação, ou seja, incidência de INSS e FGTS.

Caso o empregado comprovasse as despesas ou gastos com hotel, combustível e etc e a empresa efetuasse o reembolso, não seria considerado salário, não tendo incidências de INSS e FGTS.

FONTE: Consultoria CENOFISCO

,
Voltar


© 1996/2015 - Hífen Comunicação Ltda•
Todos os Direitos Reservados•