Cursos oferecidos aos funcionários
Voltar

Empresa oferece vários cursos por EAD, não obrigatórios, aos funcionários fora da jornada de trabalho, poderá ser condenada pela razão do tempo despendido ser considerado como à disposição? Qual o fundamento legal?

De imediato cabe salientar que sendo o curso necessário ao desempenho da atividade, ainda que à distância, com participação obrigatória do trabalhador, o período será considerado como tempo a disposição do empregador, devendo ser computado na jornada de trabalho, como bem aponta o art. 4º da CLT, in verbis:

“Art. 4º - Considera-se como de serviço efetivo o período em que o empregado esteja à disposição do empregador, aguardando ou executando ordens, salvo disposição especial expressamente consignada”.

Desta forma e diante do exposto, o curso ofertado pela empresa, caso seja indispensável à execução da atividade contratada, e a freqüência do trabalhador é obrigatória, será o período computado na jornada de trabalho, sendo considerado horas extraordinárias caso ocorra a prorrogação da jornada normal de trabalho.

No mesmo sentido, porém, em se tratando de treinamento ou curso profissionalizante, de caráter não obrigatório, do qual independe o regular exercício das atividades contratadas, mas que com ela se relacione, e desde que a freqüência e inscrição sejam necessárias apenas à emissão de certificado de participação nos cursos, entendemos descaracterizada a jornada extraordinária.

JURISPRUDÊNCIA: “HORAS EXTRAS - TEMPO DESPENDIDO EM CURSO PROFISSIONALIZANTE - Não sendo obrigatória a participação do empregado em cursos profissionalizantes, período de tempo, a propósito, que não se encontra submetido às ordens do empregador, a par de atividade que só vem enriquecer o seu currículo, não se faz remunerado, não se fazendo admitir devido como horas extras por não se enquadrar como extensão da jornada diária pactuada”. (TRT 3ª R. - RO 00249.2004.027.03.00.0 - 6ª T. - Relª Juíza Lucilde D’Ajuda L. de Almeida - DJMG 19.08.2004 - p. 12)”.

FONTE: Consultoria CENOFISCO

,
Voltar


© 1996/2015 - Hífen Comunicação Ltda•
Todos os Direitos Reservados•