Reembolso de despesas com telefonia
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Vendedores que utilizam serviço de telefonia para desempenhar suas funções e atualmente a empresa contrata os planos e faz o pagamento. A empresa pode direcionar a responsabilidade de contratar esses serviços de telefonia e também o pagamento, para os Vendedores, como proceder?

Nos termos do art. 444 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT as relações contratuais de trabalho podem ser objeto de livre estipulação das partes interessadas em tudo quanto não contravenha às disposições de proteção ao trabalho, aos contratos coletivos que lhes sejam aplicáveis e às decisões das autoridades competentes.

Por outro lado, o art. 468 da CLT determina que nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições, por mútuo consentimento, e ainda assim, desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.

Os dispositivos legais acima transcritos demonstram que a legislação vigente assegura, com algumas restrições, a liberdade de contratação das partes, porém, resguarda as alterações contratuais contra a arbitrariedade do empregador, impondo que a mesma seja produto da manifestação de vontade das partes e, além disso, não resulte, de forma alguma, prejuízo ao empregado, sob pena de ser considerada nula de pleno direito, não produzindo, consequentemente, qualquer efeito no contrato de trabalho.

Desta forma, desde que a empresa faça o devido reembolso ao empregado, do valor integral gasto devidamente comprovado e havendo concordância do empregado não vislumbramos impedimento.

FONTE: Consultoria CENOFISCO

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