Concessão da aposentadoria por invalidez
Voltar

Funcionário afastado por acidente de trabalho nos informou agora uma carta de concessão dizendo que ele está “aposentado por invalidez acidente de trabalho (92)” há 04 meses, a empresa precisa continuar depositando o FGTS?

Com relação aos afastamentos por acidente de trabalho, o empregador sempre deverá depositar o FGTS do empregado durante todo o período do afastamento em benefício de auxílio-doença acidentária, no entanto, quando esse benefício é convertido em aposentadoria por invalidez não deverá continuar depositando o FGTS, pois inexiste previsão legal para tanto.

Assim dispõe a Lei n. 8.036/90, em seu art. 15, § 5º:

“Art. 15 - Para os fins previstos nesta lei, todos os empregadores ficam obrigados a depositar, até o dia 7 (sete) de cada mês, em conta bancária vinculada, a importância correspondente a 8 (oito) por cento da remuneração paga ou devida, no mês anterior, a cada trabalhador, incluídas na remuneração as parcelas de que tratam os arts. 457 e 458 da CLT e a gratificação de Natal a que se refere a Lei n. 4.090, de 13 de julho de 1962, com as modificações da Lei n. 4.749, de 12 de agosto de 1965.

5º - O depósito de que trata o caput deste artigo é obrigatório nos casos de afastamento para prestação do serviço militar obrigatório e licença por acidente do trabalho”.

(Grifamos)

Assim, durante todo o período de afastamento decorrente de acidente do trabalho ou doença profissional, obriga-se o empregador ao depósito do FGTS, não havendo obrigatoriedade quanto ao período de aposentadoria por invalidez.

FONTE: Consultoria CENOFISCO

,
Voltar


© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda•
Todos os Direitos Reservados•