Sócio não administrador
Voltar

Como sócio não administrador faz para ser contribuinte do INSS?

Esclarecemos que o sócio administrador tendo retirada de pró-labore terá sua contribuição previdenciária na folha de pagamento da empresa.

No caso do sócio não administrador entende-se que este poderá realizar seu recolhimento previdenciário na qualidade de segurado facultativo, através do carnê com o código 1406.

É segurado facultativo o maior de dezesseis anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição, quando não exercer atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatório da previdência social, tais como a dona-de-casa, o síndico de condomínio, quando não remunerado e o estudante, gera efeitos a partir da inscrição e do primeiro recolhimento, do segurado não podendo retroagir e não permitindo o pagamento de contribuições relativas a competências anteriores à data da inscrição. Da mesma forma, a sua inscrição não poderá ocorrer dentro do mesmo mês em que cessar o exercício da atividade sujeita à filiação obrigatória.

De acordo com o art. 71 da IN RFB nº971/09, a contribuição social previdenciária do segurado facultativo corresponde a 20% (vinte por cento) do salário de contribuição por ele declarados, observados os limites mínimo e máximo do salário de contribuição.


FONTE: Consultoria CENOFISCO

,
Voltar


© 1996/2017 - Hífen Comunicação Ltda•
Todos os Direitos Reservados•