Efetuar os descontos dos benefícios
Voltar

Empresa oferece os benefícios, vale transporte, Assistência Médica, Assistência odontológica sem desconto no salário, entretanto, pretende descontar os percentuais legais, inclusive dos celulares para uso profissional, como proceder?

Vale Transporte

A concessão do vale-transporte autorizará o empregador a descontar mensalmente, do beneficiário que exercer o respectivo direito, o valor da parcela de até 6% de seu salário, pois não pode ser superior a esse percentual, podendo ser descontado o valor real do vale-transporte, quando esse, ficar inferior ao 6%.

Caso a empresa deixe de descontar ou efetue um desconto de vale-transporte inferior a 6% do salário básico, sem respeitar o valor real do vale-transporte concedido, estará em desconformidade com a legislação e, portanto, o valor desse vale-transporte integrará o salário para todos os efeitos legais, inclusive sendo base de cálculo para efeito de Previdência Social e FGTS.

Desta forma, entendemos que para que a empresa venha aplicar a lei, deverá agregar o valor ao salário e após comunicação aos empregados poderá vir a efetuar o desconto.

Base Legal - Lei nº7.418/85, Decreto nº95.247/87.

Assistência Médica e Odontológica

Quando do fornecimento de assistência médica e odontológica, caberá ao empregador estabelecer ou não os descontos, bem como o limite visto que é um benefício dado ao empregado por liberalidade do empregador ou por cláusula inserida em documento coletivo, visto que a legislação é omissa quanto a concessão deste benefício.

Assim, entendemos que uma vez não aplicada a política de desconto, nos moldes do art.468 da CLT, não poderá a empresa vir a fazer o desconto por caracterizar uma alteração salarial com prejuízo ao empregado.

Considerando que a empresa não libera o uso de celular nas dependências da empresa pelos seus empregados entendemos que neste caso a empresa não poderá efetuar o desconto uma vez que deve deixar à disposição do empregado um telefone para contato externo e muitas vezes não existe um telefone fixo para contato apenas um celular.

FONTE: Consultoria CENOFISCO

,
Voltar


© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda•
Todos os Direitos Reservados•