Sistema de trabalho 5X1
Voltar

Na escala de revezamento 5×1, a cada 5 dias trabalhos tem uma folga. Quais são os direitos e deveres da empresa e do funcionário. Qual a particularidade das mulheres, independente do ramo de atividade?

A jornada não pode ser superior a 8 horas por dia, e 44 semanais- CF/88 artigo 7º, inciso XIII.

Todo empregado tem direito ao repouso semanal remunerado de 24 horas consecutivas- lei 605/49.

O intervalo para descanso e refeição, para a jornada superior a 6 horas,deve ser de no mínimo 1 hora e no máximo 2 horas por dia, de acordo com o artigo 71 da CLT.

SISTEMA DE TRABALHO 5X1

Não existe previsão especial regulamentando a escala 5x1. Assim a jornada máxima semanal deverá ser apurada dentro do período de sete dias, considerando de segunda a domingo, sendo que um desses dias deverá corresponder ao repouso semanal remunerado.

Ainda devemos analisar o art. 11 deste mesmo Decreto, o qual demonstra qual é o período considerado como “semana”:

“Art. 11 - Perderá a remuneração do dia de repouso o trabalhador que, sem motivo justificado ou em virtude de punição disciplinar, não tiver trabalhado durante toda a semana, cumprindo integralmente o seu horário de trabalho.

1º - Nas empresas em que vigorar regime de trabalho reduzido, a frequência exigida corresponderá ao número de dias em que houver trabalho.

2º - Não prejudicarão a frequência exigida as ausências decorrentes de férias.

3º - Não serão acumuladas a remuneração do repouso semanal e a do feriado civil ou religioso, que recaírem no mesmo dia.

4º - Para os efeitos do pagamento da remuneração, entende-se como semana o período da segunda-feira a domingo, anterior à semana em que recair o dia de repouso definido no art. 1º.”

(Grifamos)

A jornada diária não pode ultrapassar 8 horas e nem ser superior a 44 semanais.

O trabalho aos domingos só pode ser realizado se a empresa for autorizada.

Se a empresa já tem autorização permanente para funcionar aos domingos e feriados na relação constante do Decreto 27.048/49, não precisa de autorização prévia para executar os seus trabalhos neste dia.

As empresas com atividades que exijam o trabalho em dias de repouso que não constem da relação mencionada no artigo 7º do Decreto 27.048/49 deverão encaminhar, obrigatoriamente, pedido de permissão à Superintendência Regional do Trabalho, obedecendo aos trâmites legais previstos na Portaria MTE 945/2015.

Informamos que os empregados têm o direito ao descanso semanal remunerado de 24 horas, conforme lei 605/49, de preferência aos domingos, além dos feriados civil e religiosos.

Por esse motivo, a empresa deve estabelecer uma escala de revezamento, de modo que os empregados possam ter a folga coincidente com o domingo a cada 3 semanas de trabalho, sendo do comércio (artigo 6º da lei 10.101/00), e caso não seja do comércio, a folga deve coincidir com o domingo a cada 7 semanas. (Portaria 417/66 do MTE).

Tratando-se de empregada mulher, a folga deve coincidir com o domingo a cada quinzena, de acordo com o artigo 386 da CLT, não havendo distinção quanto à atividade empresarial, no respectivo artigo.


FONTE: Consultoria CENOFISCO

,
Voltar


© 1996/2018 - Hífen Comunicação Ltda•
Todos os Direitos Reservados•