Transferência de trabalhadores entre matrículas CEI
Voltar

Produtor rural pessoa física que emprega 02 funcionários na propriedade que foi transferida para um terceiro, podemos fazer só transferência desses funcionários, como proceder?

Ocorrendo a venda da propriedade rural, o produtor que vender a terra deve providenciar a baixa da matrícula CEI que está sob sua responsabilidade e o comprador deve obter uma nova inscrição em seu nome, para registro dos trabalhadores, como determina o artigo 35, da Instrução Normativa de nº 971/2009 do INSS:

“Art. 35. Ocorrendo a venda da propriedade rural, deverá ser emitida outra matrícula para o seu adquirente.

Parágrafo único. O produtor rural que vender a propriedade rural deverá providenciar o encerramento da matrícula sob sua responsabilidade relativa à propriedade vendida, mediante solicitação de alteração cadastral”.

A transferência dos trabalhadores não é possível entre empregadores pessoas físicas, que são completamente distintas uma da outra.

Destarte, em resposta objetiva ao questionamento proposto, não é possível a transferência de trabalhadores entre matrículas CEI de pessoas físicas, pois a matrícula é aberta em nome e no CPF da pessoa física empregadora, sendo personalíssima. Assim, na situação em tela, será necessária a realização da rescisão contratual com os empregados e admissão na matrícula CEI do novo empregador.

FONTE: Consultoria CENOFISCO

,
Voltar


© 1996/2017 - Hífen Comunicação Ltda•
Todos os Direitos Reservados•