Utilizar créditos federais
Voltar

Empresas que estão entregando a DCTFWeb, já podem fazer PERDCOMP, utilizando créditos federais para pagamento de imposto previdenciário?

De conformidade com o artigo 65 da IN 1.717/2017 , o sujeito passivo que apurar crédito,relativo a tributo administrado pela RFB, passível de restituição ou de ressarcimento, poderá utilizá-lo na compensação de débitos próprios, vencidos ou vincendos, relativos a tributos administrados pela RFB.

No entanto, só poderá compensar créditos federais apurados a partir da competência de utilização da DCTFWeb em diante, vedada a compensação de créditos de período anterior, conforme IN RFB 1.717/2017, artigo artigo 76 inciso XIX.

Nesse caso, se a empresa em questão iniciou a declaração da DCTFWeb em abril, só poderá compensar créditos federais com débitos da DCTFWeb apurados a partir de abril/2019.

Nesse sentido vide também orientação da RFB em “Perguntas e Respostas DCTFWeb”:

3.5) Quais créditos não previdenciários podem ser utilizados para compensação com débitos apurados na DCTFWeb?

Podem ser utilizados créditos não previdenciários relativos ao período de apuração posterior à utilização do eSocial/DCTFWeb para apuração dos débitos. Ou seja, para as empresas que estão no primeiro grupo de implantação do eSocial: a partir do período de apuração AGOSTO/2018.

Para os contribuintes do segundo grupo, com faturamento superior a R$ 4,8 milhões, a partir do período de apuração ABRIL/2019. Para as demais empresas, a partir de OUTUBRO/2019.

Créditos referentes a período de apuração anteriores não podem ser utilizados, ainda que objeto de retificação em data posterior. Ressalte-se ainda a necessidade de observação do §3º do art. 74 da Lei nº 9.430, de 1996 para identificação das demais vedações de compensação".

- 21/05/2019 = Resposta de acordo com a legislação vigente nesta data.


FONTE: Consultoria CENOFISCO

,
Voltar


© 1996/2019 - Hífen Comunicação Ltda
Todos os Direitos Reservados