Nota fiscal dos produtos próprios
Voltar

Contratamos uma empresa para industrialização que utiliza além das matérias primas que nós enviamos, mas também os produtos acabados que ela mesma produz. Como deverá ser emitida a nota fiscal dos produtos próprios?

Conforme a Decisão Normativa CAT nº 2/03, a nota fiscal de “Retorno de industrialização”, emitida nos CFOPs 5.902/5.124, destinada ao encomendante/remetente, deve ser aplicado o tratamento tributário dispensado pela legislação às mercadorias empregadas no processo industrial (materiais aplicados) e ao valor da mão de obra cobrada, uma vez que o retorno de uma industrialização retrata o valor cobrado (material aplicado + mão de obra).

Verifica-se, assim, que na operação de industrialização por conta de terceiro, o industrializador não dá saída do produto acabado, e sim dos materiais aplicados e a mão-de-obra cobrada do remetente/encomendante.

Reiteradamente, a Consultoria Tributária da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, tem prestado orientação ao contribuinte, nesse sentido, por meio de respostas à consultas, dentre as quais, destacamos as de nºs 16.652/17 e 13.209/16.

O produto acabado, resultante do processo de industrialização é somente indicado em “Informações Complementares” da nota fiscal de “Retorno de Industrialização”.

Sendo assim, no retorno de industrialização, será utilizado o CFOP 5.124 para o valor cobrado (material aplicado + mão de obra) ainda que o industrializador tenha empregado materiais de sua própria fabricação no processo industrial por encomenda. Nesse caso, não se aplica o CFOP 5.101.

E por fim, esclarecemos que o CFOP 5.101 será utilizado somente nos casos de venda de produtos fabricados pelo estabelecimento com insumos (MP, PI e ME) adquiridos pelo próprio estabelecimento, ou seja, sem que tenha recebido nenhum insumo de terceiro (encomendante).

09/04/2020 = Resposta de acordo com a legislação vigente nesta data.

FONTE:
Consultoria CENOFISCO

,
Voltar

© 1996/2020 - Hífen Comunicação Ltda
Todos os Direitos Reser