Intervalo de jornada noturna
Voltar

Duração do intervalo para jornadas de 6h com redução de hora noturna, 15min ou 1h?

Os empregados que trabalham em horário noturno também fazem jus ao intervalo para repouso e alimentação, conforme o número de horas laboradas durante a jornada de trabalho, sendo o intervalo regulamentado pelo artigo 71 da CLT, sendo que o intervalo não é computado na jornada de trabalho, conforme § 2º do referido artigo.

Este intervalo não sofrerá qualquer redução temporal, ou seja, se a jornada for de seis horas de trabalho, o intervalo deverá ser de 15 minutos, o intervalo não terá que ser reduzido ou convertido em hora noturna.

Assim sendo, se a soma da jornada diurna e noturna efetivamente trabalhada corresponda apenas a seis horas de trabalho, a hora noturna reduzida após as 22 horas não tem o condão de caracterizar a jornada superior a seis horas, para que o intervalo seja de uma hora.

Nesse sentido, a Jurisprudência:

• “EMENTA: TURNOS ININTERRUPTOS DE REVEZAMENTO - INTERVALO INTRAJORNADA. Em sendo ficta a redução da hora noturna (artigo 73, § 1º, da CLT), o empregado que cumpre jornada de seis horas de efetivo trabalho não tem direito a uma hora de intervalo intrajornada. Quanto a ele, prevalecem os quinze minutos instituídos no artigo 71, § 1º, da CLT, já que a intenção do legislador é possibilitar ao empregado recuperar suas energias gastas no trabalho efetivamente desenvolvido.” (00878-2002-026-03-00-1-RO; Relatora: Cleube de Freitas Pereira; Publicação: DJ 30.11.2002)”

- 04/05/2021 = Resposta de acordo com a legislação vigente nesta data.


FONTE: Consultoria CENOFISCO

,
Voltar

© 1996/2020 - Hífen Comunicação Ltda
Todos os Direitos Reser