Funcionários com testes positivos de COVID-19
Voltar

Empresa possui vários funcionários com COVID-19 e um veio a falecer, como proceder?

Tivemos uma situação que um colaborador veio à óbito devido COVID 19, na semana que ele foi internado, 6 colaboradores da empresa testaram positivo para COVID. Neste caso seria prudente abrir CAT e finalizar a rescisão considerando doença relacionada ao trabalho? Att Vanessa

Esclarecemos que deverão os médicos do trabalho, sendo constatado, por meio dos testes, a confirmação do diagnóstico de COVID-19, ou ainda que o teste consigne resultado “não detectável” para o novo coronavírus, mas haja suspeita em virtude de contato no ambiente do trabalho, mesmo sem sintomatologia, solicitar à empresa a emissão da Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT) dos casos confirmados e suspeitos (art. 169 da CLT); indicar o afastamento do (a) trabalhador (a) do trabalho e orientar o empregador quanto à necessidade de adoção de medidas de controle no ambiente de trabalho, utilizando-se do instrumental clínico-epidemiológico para identificar a forma de contágio e proceder à adoção de medidas mais eficazes de prevenção (NR 7, itens 7.2.2 e 7.4.8).

Desta forma, se o médico do trabalho conseguir aferir que a infeção pelo coronavírus suspeita-se ser de contato no ambiente do trabalho, orienta-se a emissão da CAT.

Base Legal – Nota Técnica GT Covid-19 nº20/2020.

- 20/04/2021 = Resposta de acordo com a legislação vigente nesta data.


FONTE: Consultoria CENOFISCO

,
Voltar

© 1996/2020 - Hífen Comunicação Ltda
Todos os Direitos Reser