Empresa sem fins lucrativos
Voltar

Diretora de empresa sem fins lucrativos, quais os encargos se registrada como funcionária?

Esclarecemos que para fins previdenciários nos termos do art. 65 da IN RFB nº 971/09 a contribuição social previdenciária do segurado contribuinte individual é de 20% da remuneração que lhe for paga ou creditada, no decorrer do mês, pelos serviços prestados à entidade beneficente de assistência social isenta das contribuições sociais, observado o limite máximo do salário-de-contribuição.

Assim, a entidade beneficente de assistência social isenta das contribuições sociais, é responsável pela arrecadação, mediante desconto no respectivo salário de contribuição, e pelo recolhimento da contribuição do segurado contribuinte individual (diretora) que lhe presta serviços, cuja alíquota é de 20% e neste caso não terá cota patronal, RAT e terceiros a ser recolhida.

Contudo, se a entidade beneficente não for isenta das contribuições sociais, deverá recolher 11% do contribuinte individual (diretora) observado o limite máximo do salário-de-contribuição, além da cota patronal, RAT e terceiros.

Caso optado pelo recolhimento do FGTS, o recolhimento será normal na alíquota de 8%.

Em relação aos empregados celetistas, será descontada a alíquota de contribuição de 7,5%, 9%, 12% e 14% conforme a remuneração do empregado.

Em relação a cota patronal, RAT e terceiros somente será devido se a entidade beneficente não tiver a isenção das contribuições sociais.

Outrossim, aos empregados terá o recolhimento do FGTS.

- 23/11/2021 = Resposta de acordo com a legislação vigente nesta data.

FONTE:Consultoria CENOFISCO

,
Voltar

© 1996/2022 - Hífen Comunicação Ltda
Todos os Direitos Reser