Contratar prestador de serviço
Voltar

Clínica veterinária precisa efetivar um contrato de prestação de serviços com um veterinário. Esse profissional pode ser um MEI ou realizar RPA mensal, como proceder?

Desde que a prestação de serviço não envolva os requisitos do vínculo empregatício previstos no artigo 3º da CLT, e se não houver subordinação jurídica, poderá ser contratado como contribuinte individual, mediante emissão de RPA mensal, com base no artigo 442-B da CLT.

Neste caso, a empresa desconta 11% de contribuição previdenciária limitada ao teto sobre a remuneração paga, e terá uma contribuição previdenciária patronal de 20% sobre o total do RPA.

Não orientamos a contratação como MEI, uma vez que o Microempreendedor Individual não pode prestar serviço mediante cessão de mão de obra.

O MEI não pode prestar serviço exclusivo ou ficar à disposição da empresa tomadora de serviço, sendo vedado ao MEI fazer cessão ou locação de mão de obra, conforme Resolução CGSN nº 140/2018 artigo 112, sob pena de ser excluído do Simples Nacional.

Na forma do artigo 114 da Resolução CGSN 140/2018, o MEI que prestar serviço estando presentes as características da relação de emprego, fica excluído do Simples Nacional e será considerado empregado e a empresa contratante ficará sujeita às obrigações decorrentes da relação, inclusive às obrigações tributárias e previdenciárias.

Por fim, se o médico veterinário prestar serviço mediante subordinação, pessoalidade, remuneração e habitualidade, tiver jornada previamente estabelecida, horário a cumprir, deve ser registrado como empregado.

- 22/12/2021 = Resposta de acordo com a legislação vigente nesta data.


FONTE:Consultoria CENOFISCO

,
Voltar

© 1996/2022 - Hífen Comunicação Ltda
Todos os Direitos Reser