Serviço avulso de limpeza
Voltar

MEI pretende realizar um serviço avulso de limpeza via RPA, como proceder?

Considerando que se trata de MEI que também queira contribuir na qualidade de autônomo, informamos que a lei não veda a possibilidade de o MEI ser empregado ou prestar serviços na condição de contribuinte individual (autônomo) simultaneamente. Assim, pode ser contribuinte individual (autônomo) e MEI ao mesmo tempo.

A contribuição na qualidade de autônomo será com base na remuneração auferida no mês em decorrência de serviços prestados para empresas ou pessoas físicas.

Esclarecemos que o MEI recolhe a contribuição para o INSS correspondente a 5% sobre o salário-mínimo, através do DAS. Trata-se de uma contribuição fixa, que não poderá ser alterada pelo MEI.

Para que este tenha o direito de se aposentar por tempo de contribuição, uma vez que na qualidade de MEI somente se aposentará por idade, deverá recolher a diferença de 15% sobre o salário-mínimo, em GPS com código 1910.

Para que sejam cumuladas as duas contribuições (MEI e autônomo), entendemos que deverá ser efetuada a complementação acima explicada, caso contrário, a contribuição na condição de autônomo poderá ser invalidada.

Orientamos ainda que seja consultado a Receita Federal do Brasil, pela lei ser omissa.

- 02/03/2023 = Resposta de acordo com a legislação vigente nesta data.

FONTE: Consultoria CENOFISCO

,
Voltar

© 1996/2023 - Hífen Comunicação Ltda
Todos os Direitos Reser