Encerrar as atividades
Voltar

Empresa que possui funcionário afastado pelo INSS, pretende encerrar as atividades, como proceder?

Informamos que legislação trabalhista não dispõe de regras ou proibições sobre encerramento da empresa.

Caso o empregador pretenda encerrar suas atividades, entendemos que, embora a legislação não discipline o procedimento a ser adotado, o entendimento doutrinário que tem prevalecido é que como não haverá mais atividade econômica não haverá mais atividade profissional, deixa de existir o próprio emprego. A rescisão contratual deve ser efetuada, independentemente do afastamento do empregado.

Portanto, em se tratando de encerramento da empresa e não havendo a possibilidade de transferência do empregado para outra unidade da mesma empresa (matriz e filial ou mesmo grupo econômico), entendemos ser possível a rescisão contratual sem justa causa, haja vista a impossibilidade jurídica de manutenção do vínculo empregatício.

A empresa deve comunicar expressamente o empregado e sindicato que encerrará suas atividades e também o INSS sobre a extinção da empresa a consequente rescisão contratual.

Na rescisão deverá ocorrer o pagamento de todas as verbas rescisórias de uma dispensa sem justa causa, ou seja, férias vencidas e/ou proporcionais, aviso prévio, 13º salário, multa do FGTS etc.

Os empregados deverão ser comunicados sobre a extinção da empresa, motivo pelo qual a rescisão será efetuada com o pagamento de todas as verbas rescisórias de uma dispensa sem justa causa.

No caso do empregado em auxílio-doença, como está afastado, o aviso prévio deverá ser indenizado.

- 21/09/2023 = Resposta de acordo com a legislação vigente nesta data.

FONTE: Consultoria CENOFISCO

,
Voltar

© 1996/2023 - Hífen Comunicação Ltda
Todos os Direitos Reser