Funcionário ativo em folha de pagamento de forma errada
Voltar

Empresa identificou um funcionário como ativo em folha de pagamento de forma errada, não faz parte da folha. Como proceder?

Se efetivamente o trabalhador não faz parte da folha desta empresa, o procedimento correto será a exclusão, tanto dos eventos periódicos quanto não periódicos, e quanto à folha de pagamento, deverá ser reaberta cada competência no S-1298, conforme Manual de Orientação eSocial:

"A exclusão dos eventos obedece às seguintes regras:

• A) não é possível excluir nenhum dos eventos periódicos – S-1200 a S-1270 – relativos a um período de apuração que se encontre "encerrado", ou seja, para o qual já exista evento S-1299, antes do envio do evento de reabertura respectivo S-1298.

• b) não é possível a exclusão de um evento de remuneração quando houver evento de pagamento (S-1210) a ele vinculado. Portanto, para essa exclusão o evento de pagamento deve ser previamente excluído.

• c) a exclusão de alguns tipos de eventos não periódicos pode ser rejeitada em algumas situações, quando sua exclusão gerar inconsistência no encadeamento de eventos posteriores. Por exemplo, não é possível excluir um evento de admissão se já houver outro evento não periódico ou periódico posterior para o mesmo CPF/Vínculo.

• d) em caso de exclusão de qualquer evento não periódico ou periódico, as informações de CPF do trabalhador, indicados no evento de exclu-são, devem ser os mesmos que constam no evento objeto de exclusão"

FGTS:

A empesa também terá que reenviar a GFIP de cada competência em que o trabalhador foi informado, excluindo-o do movimento, conforme Manual SE-FIP:

"3.6 – Eliminando trabalhadores de uma GFIP/SEFIP

Caso tenha sido informado indevidamente um trabalhador para determinado empregador/contribuinte, a eliminação deve ser efetuada da seguinte forma:

• a) Transmissão de nova GFIP/SEFIP, contendo os trabalhadores corretamente vinculados ao empregador/contribuinte (Modalidade 9), já eliminado o trabalhador indevido;

• b) Para solicitar a devolução do FGTS recolhido a maior ou para exclusão de declaração, observa ainda orientações específicas que são descritas no Manual de Orientação – Retificação de Dados, Transferência de Contas Vinculadas e Devolução de Valores Recolhidos a Maior, dis-ponível no sítio da CAIXA,https://www.caixa.gov.br/, opção “download” – FGTS – Manuais e Cartilhas Operacionais."

Para solicitar a devolução do FGTS, a empresa deve utilizar RDF-RETIFICAÇÃO DE DADOS COM DEVOLUÇÃO DE FGTS, utilizando o Conectividade Social/Empregador – CS/E, disponível no endereço https://conectividadesocialv2.caixa.gov.br, serviço “Solicitar Devolução de Va-lores do FGTS” com Certificado Digital padrão ICP Brasil.

- 10/10/2023 = Resposta de acordo com a legislação vigente nesta data.


FONTE: Consultoria CENOFISCO

,
Voltar

© 1996/2023 - Hífen Comunicação Ltda
Todos os Direitos Reser