Encerramento do contrato de experiência
Voltar

Funcionário que está na segunda parte do seu período de experiência, apresenta atestado de 13, que se encerra um dia antes do final do contrato de ex-periência, devendo voltar ao médico dois dias depois do encerramento do contrato, com proceder?

A suspensão do contrato de trabalho só se efetiva a partir do 16º dia de afastamento, quando o empregado passa a receber o auxílio por incapacidade temporária da Previdência Social.

Os 15 primeiros dias de afastamento em que o contrato vigora plenamente consideram-se como interrupção do respectivo contrato, remunerados integralmente pela empresa, conforme determina o artigo 75 do Decreto nº 3.048/1999, com redação do Decreto nº 10.410/2020.

Portanto, observado que durante os 15 primeiros dias de afastamento o prazo do contrato transcorre normalmente, como o empregado se afastou no curso do contrato de experiência por motivo de doença, e o término do contrato ocorrerá dentro desse período, ou seja, dos 15 primeiros dias deste atestado, a empresa procederá à extinção do contrato de trabalho na data prevista para o seu término, ainda que o retorno com o médico do empregado se dê um dia após o término do contrato de experiência.

Segue jurisprudência sobre o assunto:

CONTRATO DE EXPERIÊNCIA - AUXÍLIO-DOENÇA. SUSPENSÃO. No período de auxílio-doença, não há fluência do prazo de experiência previsto em contrato, dada a natureza do pacto de experiência, que é período de prova. Recurso provido. (TRT 3ª Região, Processo: RO - 1684/92, Data de Publicação: 05-02-1993, Órgão Julgador: Segunda Turma e Relator: José Menotti Gaetani).

- 16/11/2023 = Resposta de acordo com a legislação vigente nesta data.

FONTE: Consultoria CENOFISCO

,
Voltar

© 1996/2024 - Hífen Comunicação Ltda
Todos os Direitos Reser