Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 257 (09/03/1997)

Pioneirismo em Medicina de Grupo

Certas empresas, infelizmente não muitas, nascem com a marca do pioneirismo nas atividades a que se dedicam. Ao longo do tempo, essa marca incorpora-se em sua cultura, passando a caracterizar um comportamento padrão em situações relevantes de sua existência. Às vezes, à semelhança das pessoas, algumas dessas empresas têm o privilégio de nascer em berço de ouro, como uma Universidade, por exemplo, ou, então, pelo menos, sob a sua direta guarida. Essa é a origem da Amesp Saúde - Tel.: (11) 853-6055 - empresa nascida praticamente dentro do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, fundada há 35 anos por seis jovens médicos residentes, sequiosos de qualificar o atendimento médico privado em moldes idênticos ao então prestado de maneira restrita, na área pública, porém, ampliando-o indistintamente a todas as camadas sociais, segundo um conceito inédito no País, à época, o de medicina de grupo. É o que relata, em depoimento exclusivo, o professor e médico Joamel Bruno de Mello, que ainda permanece na direção da Amesp Saúde, juntamente com outros dois remanescentes do grupo fundador, professores e médicos Irany Novah Moraes e Pedro Nahas.

MODELO EM RESIDÊNCIA MÉDICA
"A Amesp surgiu, desenvolveu-se e tem sido pioneira, então, em várias atividades, sob o estímulo do desafio de implantar um novo conceito de serviços na área de saúde que conciliasse qualidade, eficiência e custos acessíveis aos usuários, A nossa residência médica, isto é, o treinamento de jovens médicos recém-formados, foi criada em 1976, tendo sido a primeira, particular ou oficial, a ser credenciada pelo Ministério da Educação e Cultura, em 1980. O nosso modelo serviu, então, para que o MEC o usasse como padrão para regularizar as demais residências médicas, inclusive as que fossem surgindo. Com mais de quatrocentos residentes formados, temos dado preferência a médicos procedentes de todo o País, para que depois irradiem por suas regiões o conhecimento aqui adquirido. O resultado das aulas e conferências, além de nossos artigos, consolidou-se num livro intitulado Residente de Cirurgia, que teve sua qualidade comprovada ao receber em 1993 o Prêmio Jabuti na categoria Ciências Naturais e Medicina."

A CONQUISTA DA QUALIDADE TOTAL
"Também conseguimos para o Hospital Jaraguá, que pertence à Amesp, a primeira pós-graduação em hospital privado, porque, normalmente, só existe em hospital-universitário oficial. Duas de nossas unidades - o Hospital e Pronto-Socorro Itatiaia e o Laboratório Novolab - conquistaram a certificação ISO 9002 na área médica, um título inédito nas Américas, incorporando-se às quase 1,4 mil empresas brasileiras, a maioria do setor industrial, que obtiveram o atestado internacional de qualidade. Como há três anos e meio já tínhamos um processo de qualidade total, o Processo Amesp de Qualidade Total (PAQTO), nossos funcionários já estavam disciplinados, já sabiam descrever processos, já sabiam todas as regras possíveis da qualidade, então a introdução da ISO 9002 não foi tão difícil. A qualidade só pode entrar numa empresa de forma participativa, sem imposição e com o envolvimento espontâneo dos funcionários. Portanto, aos funcionários e só a eles é que devemos a conquista da qualidade total. Queremos trabalhar com qualidade e ter o reconhecimento de que o que estamos fazendo está satisfazendo os clientes."

O RECONHECIMENTO DE CLIENTES FIÉIS
"Nossos clientes devem estar satisfeitos, pois, com um mercado tão agressivo, em que as empresas de assistência médica concorrentes acenamdo com alternativas de preços, ainda assim eles não abandonam a Amesp. Certamente porque eles sentem qualidade, segurança e honestidade, não é mesmo? Temos clientes fiéis de vinte, trinta anos, como a Voith, o McDonald's, o SENAI, o restaurante Paddock e tantos outros. Atualmente, com cerca de mil empresas filiadas, correspondendo a aproximadamente 300 mil pessoas, incluindo os planos individuais e familiares, e 1,4 mil funcionários, a Amesp Saúde orgulha-se de ser a empresa que detém o maior volume de recursos próprios no segmento, o que lhe permite manter padrão uniforme e de alta qualidade de assistência médica."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Angelo Sarubbi Neto - MTb. 8.964 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.