Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 354 (17/01/1999)

Opção Definitiva em Informática

A longa ditadura do PC está levando a Apple a sair do casulo, adotando estratégias de marketing e venda bastante agressivas em todo o mundo. Com o slogan "Pense Diferente" cada vez mais disseminado em produtos de uso diário, a "Macmania" já virou moda nos Estados Unidos e começa a ganhar fôlego também no Brasil. Aos poucos, a utilização de computadores Macintosh, tanto em nível empresarial quanto doméstico, vem popularizando-se, fazendo com que os revendedores, até então escondidos em prédios fechados, venham ocupar espaço também nas ruas de comércio, garantindo ao usuário um atendimento completo e total segurança na aquisição de equipamentos dessa plataforma. Quem saiu na frente na corrida em busca de novos consumidores foi a MacWorld Informática - Tel.: (11) 531-9644, maior revenda autorizada da marca no País, com a inauguração, em outubro, da Apple Store, primeira franquia da multinacional na América Latina, localizada na zona sul de São Paulo. Em depoimento exclusivo, a empresária Valdete Sena, diretora da organização, fala das expectativas com relação ao mercado home.

DISPONIBILIDADE IMEDIATA
"Nossa estratégia básica é a pronta entrega, pois o consumidor Macintosh não gosta de esperar, ele quer ter na hora. Isso, aliado a um atendimento dos melhores em comparação às outras revendas e, na realidade, preços competitivos. Temos, hoje, os melhores preços de São Paulo em 90% dos itens. Pretendemos dar tudo aquilo que o nosso usuário precisa, desde assistência técnica ao consumidor home, incluindo as empresas, que necessitam de soluções, até mesmo ajuda de um profissional na sugestão do equipamento mais adequado dentro dos produtos Apple. Estamos começando também a aceitar pedidos pela Internet. O cliente compra via cartão de crédito ou depósito em conta corrente e recebe em qualquer lugar do Brasil em, no máximo, 72 horas. Como nosso negócio era vender para empresas, abrir a loja é uma novidade que requer uma venda com um perfil todo diferente, um aprendizado, um mix de produtos a determinar. E o próprio público, por meio de pesquisas e sugestões, tem-nos ajudado a acertar esses detalhes."

CONCORRÊNCIA FEROZ
"Competir com o PC é muito complicado, porque nós somos a única revenda que habitualmente anuncia nos meios de publicidade há, pelo menos, oito anos. Nos últimos três anos, contamos com o apoio da Apple puxando a marca. A loja veio provar, principalmente para o usuário home do Mac, que ele não está abandonado. Ele se sentia inseguro, mas hoje já tem a tranqüilidade de saber que tem onde conseguir o que precisa. É claro que arcamos com o ônus de sermos os primeiros, porém o retorno tem sido gratificante, mostrando que o investimento valeu a pena. Também conseguimos mostrar para os outros revendedores profissionais Apple que podemos ser concorrentes e não inimigos, com o estabelecimento de várias parcerias para alguns produtos e eventos que foram bem sucedidas. Antes, o pessoal que tinha PC não podia usar o Mac junto, mas atualmente a integração ficou perfeita, com boa parte dos programas sendo lançada para utilização híbrida. Na realidade, um Macintosh completo sai muito mais barato do que um PC com as mesmas características, tornando-se um negócio acessível para qualquer nível de empresa ou usuário."

TREINAMENTO DISPENSÁVEL
"Com a utilização do Mac nas empresas, não é preciso treinar os funcionários. Eles sentam e saem trabalhando. Os programas são muito mais fáceis e a máquina é bem mais rápida, além da vantagem da quantidade de problemas ser muito pequena. Não é um equipamento que apresenta conflitos, vírus a qualquer hora, que fica travando. Vem com todos os programas básicos pré-instalados e todas as peças feitas pela Apple, visando a garantia da qualidade. Para o pequeno empresário, o treinamento do pessoal é um problema, pois existe uma rotatividade impossível de ser evitada, sendo preciso treinar a equipe, mantendo-a sempre atualizada na área de informática. Trata-se de uma nova geração, e o Macintosh realmente é o futuro agora. Quem estiver disposto a investir na abertura de uma revenda de rua pode tentar o contato direto com a Apple ou fazer conosco mesmo. Estamos justamente procurando parceiros locais que conheçam bem a cultura do lugar. Essa estratégia é que faz o sucesso do negócio."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.