Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 356 (31/01/1999)

Desenvolvimento em Rede

A antiga idéia de associativismo ganhou novas cores diante da necessidade iminente de inserção das pequenas e médias empresas no mercado internacional. A certeza de que o esforço para competir isoladamente no contexto da economia globalizada não é suficiente para oferecer produtos e serviços com a qualidade exigida está fazendo com que muitos segmentos comecem a implantar sistemas de cooperação e integração para fazer frente à capacidade competitiva das grandes organizações. A iniciativa tomada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas do Estado de São Paulo - Tel.: (11) 255-2369 -, com a criação da Rede AçouCia, demonstra preocupação crescente nesse sentido, unindo métodos aprovados pela modernidade de forma criativa e planejada. Quem explica, em depoimento exclusivo, as características e os resultados da experiência colocada em prática há pouco mais de um ano é Manuel Henrique Farias Ramos, presidente da entidade e também vice-presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo.

DEMOCRACIA
"As pequenas empresas assumem um papel importante do ponto de vista sociológico, sendo responsáveis pela mobilidade social, que significa o rompimento com a estrutura feudal a partir dos ideais da Revolução Francesa. A possibilidade de montar um negócio e a expectativa de se tornar um grande comerciante ou um grande industrial garantem a participação de milhões de indivíduos na manutenção do sistema vigente. Se essa esperança for quebrada de alguma forma, determinando-se já de antemão os ganhadores e os perdedores, abre-se uma ruptura que leva ao confronto e à luta de classes. É importante ter essa construção teórica em mente, para saber a direção em que se deseja caminhar e o sentido de intervir na realidade para mudar as coisas. Como existem numerosas alternativas de intervenção, optamos pela adoção de um modelo concreto, no caso específico dos açougues, que disputam uma concorrência muito grande hoje em dia com os hipermercados."

CADEIA EQUILIBRADA
"O Brasil possui o maior rebanho bovino comercial do mundo, que representa 8% do PIB nacional. Como percebemos que individualmente não teríamos condições de ter acesso à tecnologia, aos recursos econômicos e à capacidade de negociação de que os hipermercados dispõem para atender com maior qualidade e eficiência, partimos para um modelo de organização, integrando 120 estabelecimentos na zona leste da capital paulista, em caráter experimental, tendo em vista também a dinâmica da distribuição. Dentro desse conceito de elo, produção, indústria e varejo, têm-se que manter o equilíbrio para que um não rompa a harmonia do todo. Com esse objetivo, programamos cursos sobre higiene, administração e até sobre cortes, buscando converter simples artesãos em empresários. Uma pesquisa realizada pelo Centro de Tecnologia da Carne, do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), revelou que mais de 72% dos consumidores de carne ainda preferem comprar o produto em açougues, ou seja, gostam da relação face a face com um membro integrante da sua comunidade. E o açougueiro tem isso. Portanto, juntar as condições tecnológicas que antes lhe faltavam vai fazer a diferença que pode trazer dimensões futuras importantes."

EVOLUÇÃO
"Para ter a rastreabilidade, o domínio do produto de ponta a ponta, estamos fazendo parceria entre os pecuaristas e a indústria, o que vai garantir ao cliente sanidade com padronização. Seria, então, um modelo complexo de cooperativa, que envolve mais elos da cadeia produtiva e distributiva, incorporando nessa proposta de associação dois conceitos distintos e bem-sucedidos da modernidade, como a integração e a franquia, que implica o uso da mesma marca por terceiros, com o controle absoluto sobre todos os produtos e processos. A AçouCia é uma marca que está preparando-se para atender o consumidor final de maneira uniformizada. Com a globalização, é preciso organizar-se para competir e ser eficiente tanto quanto as grandes redes, além de ter o diferencial para conquistar o mercado interno e, posteriormente, o externo. Cada segmento possui as suas especificidades, mas já está sendo discutida com muito empenho na Federação do Comércio a generalização desse modelo para outros setores da economia. Estamos sendo surpreendidos pelo interesse que a rede está despertando. Já transcendeu São Paulo, está sendo colocada no Brasil e no Mercosul e, agora, do outro lado do Atlântico também."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.