Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 363 (21/03/1999)

Artesões de Software

A idéia de utilizar os próprios clientes para a criação de programas de informática específicos, dentro das necessidades de cada um, consiste em um diferencial competitivo de extrema importância no mercado atual. A estratégia de simplesmente lançar produtos e serviços a partir de modelos importados e tentar vendê-los para o maior número de consumidores possível não demonstra bons resultados quando se trata do desenvolvimento e da aplicação de tecnologia avançada. Buscar um posicionamento junto de um nicho determinado foi a saída encontrada pela Epsoft Sistemas - Tel.: (11) 832-3200 - para atuar em várias regiões do País, oferecendo atendimento de qualidade. Com uma carteira que inclui alguns dos maiores grupos empresariais brasileiros, ela mostra que ser pequena não implica pensar e agir dessa forma. Pelo contrário, a opção em trabalhar para poucos viabiliza soluções inovadoras que vão ao encontro daquilo que faz a diferença na hora de investir em automação. Quem explica, em depoimento exclusivo, as vantagens de trabalhar de maneira especializada é Edgar Pullen Parente, um dos diretores e principal executivo da empresa.

PARCERIA
"A Epsoft é uma empresa de alta tecnologia, voltada para o desenvolvimento dos sistemas de telecomunicações. Começamos com alguns produtos da Telesp em 1982 e, graças a isso e a um esforço muito grande, conseguimos grandes empresas operadoras desse segmento, que estão conosco há diversos anos. Colocamo-nos perante esses clientes como sendo parceiros de extrema confiança, sempre preocupados com a melhor alternativa em cada caso para que eles possam continuar avançando no mercado. Nosso padrão ético também inclui um acordo de sigilo absoluto, ou seja, o que acontece com um cliente não passa para outro. É complicado, mas é importante que sintam isso. Hoje em dia, acreditamos que esse posicionamento é fundamental, pois ficou impossível concorrer em tudo e com todo mundo. Ou conquistamos um nicho, por menor que ele seja, ou estaremos sempre sujeitos a chuvas e trovoadas. Somos ao todo dezesseis profissionais com estrutura tecnológica para atender no Brasil todo por meio de suporte remoto e conexões via Internet."

ARTESANATO
"Estamos sobrevivendo nesse mercado porque desenvolvemos módulos específicos com os quais somos capazes de customizar as diferentes soluções para os nossos clientes, com os quais procuramos manter um contato contínuo para conhecer suas necessidades em termos de evolução. Não criamos produtos com o objetivo de vender para todos, nem trazemos enlatados. Trazemos partes de sistemas para ter condições de integrá-los aqui, optando pelo cliente. Pelo fato de nós customizarmos o produto, ele sabe que vai custar caro, mas vai estar pagando por um artesão, o nosso trabalho tem um pouco de artesanato, pois aparamos as arestas para tudo se encaixar em cada caso. Nosso público-alvo no momento são as grandes operadoras de telecomunicações e os grandes usuários desse setor. É em torno desse grupo que a empresa deve mover-se com um elenco de ferramentas para atender eficientemente. A idéia de uma empresa de software criada porque tem um produto mágico e vai vender de forma irrestrita tornou-se muito pouco provável de acontecer."

LINGUAGEM PRÓPRIA
"Criamos uma linguagem própria de computador, o BDMAX. Existem algumas centenas no mundo e uma delas é a nossa. Nós a dominamos completamente, o que nos trouxe grandes vantagens no sentido de consolidar a tecnologia para todos. Para quem pretende começar um negócio nessa área de informática, antes de mais nada devep conhecer muito bem o que está fazendo. Não deve começar um negócio de software quem não seja considerado muito bom mesmo. A segunda condição é sentir-se seguro para conquistar alguns clientes que dêem uma garantia mínima de sobrevivência. Não adianta ter um bom produto, se não existe um núcleo básico de parceiros que acredita no que está sendo feito. Também não se pode falhar com cliente algum, isso é fatal nesse meio, pois todos se conhecem e a notícia anda rápido. Geralmente, quem entra nesse ramo são consultores que já trabalharam para grandes empresas e possuem mais possibilidade de canalizar trabalho. Por todas essas dificuldades, vão tornar-se cada vez mais comuns os consultores de software, pessoas que atuam como free-lancers da sede de empresas maiores."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.