Home











...



« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 367 (18/04/1999)

Na Ciranda da Economia

Fazer previsões sobre as perspectivas do mercado, especialmente no que se refere às pequenas e médias empresas, não é uma tarefa fácil nem para renomados representantes do pensamento econômico brasileiro que já ocuparam posições de destaque no cenário político nacional e internacional. Vale lembrar que esse segmento empresarial, responsável por 60% da oferta de empregos, adquire importância crucial num momento em que a questão do desemprego ganha contornos alarmantes. Segundo dados do Dieese, até o final do ano teremos um contingente de 1,8 milhão de pessoas sem ocupação profissional. Mesmo assim, as atenções ainda parecem estar mais voltadas à situação das grandes corporações, uma vez que as projeções feitas pelos "arquitetos da economia", apesar de indicarem a preocupação em criar mecanismos de estímulo ao desenvolvimento do negócio de menor porte, não revelam a objetividade necessária para transformá-los em realidade imediata. Mas em um aspecto todos concordam e enfatizam: a urgência da reforma tributária como o grande impasse para a retomada do crescimento. Foi o que mostrou o seminário promovido pelo Grupo IOB, que discutiu os reflexos do ajuste fiscal e da desvalorização cambial. O evento ocorreu no dia 9 de abril, nas instalações do Hotel Crowne Plaza, em São Paulo. Em depoimentos exclusivos, alguns dos palestrantes refletiram sobre o futuro das pequenas empresas no Brasil, que têm a abertura formal bastante facilitada, mas sofrem com o descomprometimento em relação à sua sobrevivência.

ANTONIO KANDIR
"Os pequenos e médios empresários dependem, hoje, de vários fatores para o seu desenvolvimento. Basicamente crédito, sistema tributário e crescimento econômico. Essas empresas precisam, antes de mais nada, de uma situação de mercado melhor, e isso se encontra bastante relacionado à tributação. Como o Congresso atual está interessado em avançar na reforma tributária e dar um tratamento específico a esse segmento empresarial, teremos não só crescimento econômico como também a melhora do faturamento interno. As emendas constitucionais que estão sendo discutidas procuram sempre dar um tratamento diferenciado, mas é muito importante romper com um dos problemas fundamentais do pequeno negócio, que é a questão do crédito. Para isso, o governo vem trabalhando por intermédio de instituições como o BNDES, com o objetivo de criar fundos que possam garantir o risco nas operações de financiamento. O pequeno empresário tem a vantagem da agilidade, permitindo que ele aproveite as oportunidades com mais rapidez do que a grande empresa. À medida que as mudanças necessárias forem introduzidas, ele será capaz de sair na frente."

MAILSON DA NÓBREGA
"O futuro do pequeno negócio está muito ligado à capacidade de recuperação do País, sobretudo à redução da taxa de juros. Se o Brasil não conseguir resolver a questão fiscal e, com isso, não criar um clima favorável a essa queda, vai ficar difícil para todo mundo. Dependendo do setor de atuação, do tipo de atividade e da necessidade de crédito, dificilmente a pequena empresa vai sobreviver. O SIMPLES é realmente uma forma eficiente de arrecadação de impostos e, ao mesmo tempo, de atender às peculiaridades da pequena empresa, que não tem a capacidade de acompanhar as mudanças da legislação tributária, mas vai depender de cada um. Houve uma reversão de expectativas com relação à variação cambial, que vem resultando num quadro de otimismo que deve permanecer estável nos próximos três meses. Os pequenos e médios empresários devem precaver-se durante esse período, evitando contrair dívidas e não acumulando estoques, porque são muito poucos aqueles que têm a sua atividade influenciada pelo comportamento da taxa de câmbio."

MARCÍLIO MARQUES MOREIRA
"Passamos por um momento crítico em janeiro e fevereiro, mas, de certa maneira, conseguimos superar e resgatar a esperança. Porém, para alcançar o objetivo de um país com um desenvolvimento sustentável e com justiça social, ainda temos muito o que fazer, sendo preciso perseverar para consolidar os nossos esforços. Na atual conjuntura, os pequenos e médios empresários devem evitar o pânico, pois não há razão para isso, adotando uma postura otimista, porém cautelosa, no sentido de não tentar pulos grandes demais. É necessário sempre testar o mercado para buscar o equilíbrio nas iniciativas de investimento, numa combinação constante de intuição e informação. Com relação às exportações, o momento é favorável, porque a taxa externa está atrativa, sendo aconselhável aproveitar essa ocasião para consolidar o próprio futuro. Com a melhora da balança comercial, aumenta a credibilidade do País e, conseqüentemente, as oportunidades para o pequeno negócio desenvolver-se nesse panorama."


« Entrevista Anterior      Próxima Entrevista »
...
Realização:
IMEMO

MANTENEDORES:

CNS

CRA-SP

Orcose Contabilidade e Assessoria

Sianet

Candinho Assessoria Contabil

Hífen Comunicação


Pró-Memória Empresarial© e o Programa de Capacitação, Estratégia e Motivação Empreendedora Sala do Empresário® é uma realização do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) e publicado pela Hífen Comunicação em mais de 08 jornais. Conheça a história do projeto.

Diretor: Dorival Jesus Augusto

Conselho Assessor: Alberto Borges Matias (USP), Alencar Burti, Aparecida Terezinha Falcão, Carlos Sérgio Serra, Dante Matarazzo, Elvio Aliprandi, Irani Cavagnoli, Irineu Thomé, José Serafim Abrantes, Marcos Cobra, Nelson Pinheiro da Cruz, Roberto Faldini e Yvonne Capuano.

Contato: Tel. +55 11 9 9998-2155 – [email protected]

REDAÇÃO
Jornalista Responsável: Maria Alice Carnevalli - MTb. 25.085 • Repórter: ;
Revisão: Angelo Sarubbi Neto • Ilustrador: Eduardo Baptistão

PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTAS ENTREVISTAS sem permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973


Hífen Comunicação
© 1996/2016 - Hífen Comunicação Ltda. - Todos os Direitos Reservados
A marca Sala do Empresário - Programa de Capacitação, Negócios e Estratégia Empresarial
e o direito autoral Pró-Memória Empresarial, são de titularidade de
Hífen Comunicação Editorial e Eventos Ltda.