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« Memória Empresarial • ANO XXVIII - Ed. 376 (20/06/1999)

Negócio de Fachada

Ao se adquirir ou alugar instalações, o que geralmente se observa é o estado do piso, as cores das paredes e as condições de acabamento de pias e azulejos. Dificilmente, a qualidade das portas e das janelas que vedam a construção como um todo merecem a devida atenção, embora o valor de uma fachada esteja estimado em 10% de um imóvel. A cultura de conservá-la de forma periódica e sistemática praticamente inexiste no Brasil, o que implica enormes prejuízos para muitas empresas que ainda oferecem aos seus funcionários um ambiente de trabalho sujeito ao desconforto causado pela infiltração de água, pelo excesso de ruído proveniente da rua e pela ventilação inadequada que força os aparelhos de ar condicionado, acarretando desperdício de energia elétrica. Isso sem mencionar os elevados custos com reformas urgentes e nos transtornos operacionais para empregados e clientes. Todo esse comprometimento da produtividade causado por problemas aparentemente banais, como esquadrias danificadas, pode ser evitado por empresas especializadas em garantir a conservação e a mudança dessas estruturas. É o caso da Kiir Indústria, Comércio e Construção - Tel.: (11) 7922-5000, pioneira nesse tipo de serviço. Em depoimento exclusivo, Amilcar Cruzeiro, diretor comercial, fala da expansão do negócio e da abertura do sistema de franquias para outros estados e regiões.

PRINCIPAL PROBLEMA
"De cada dez prédios, cerca de 75% apresentam problema de infiltração de água logo em seguida da inauguração. A estrutura em si não fica comprometida, mas o desconforto interno é muito grande para os usuários. Cenas de água pingando sobre papéis e computadores situados em mesas próximas das fachadas são muito comuns. Em prédios mais antigos, que têm a parte da fiação entrando pelo piso, existe também o perigo de um curto-circuito provocar um incêndio. A água entrando na alvenaria ou no concreto começa a expulsar o revestimento, seja pastilha, cerâmica, o próprio reboco, deixando a aparência do imóvel horrível. Existem casos de partes descoladas que acertam pessoas, carros, comprometendo a imagem da empresa. Se choveu e foi constatada a umidade, não importa a idade da construção, ela vai precisar de vedação, que custa, em média, de R$ 80 a R$ 100 o metro quadrado."

CARA NOVA
"Mudar uma fachada ainda apresenta um custo elevado, porque, depois do elevador, esquadria é o segundo item mais caro de uma construção. Mas sempre existe a possibilidade de modernizar e melhorar a instalação física de uma empresa com revestimentos de instalação rápida e fácil, é só colocar uma fachada sobre a outra. Pode-se também alterar o tipo e a cor das esquadrias, além da substituição de acessórios que garantem uma circulação melhor de ar ao ambiente. Outra tendência para os próximos anos é a utilização do vidro duplo em vez do tradicional vidro simples, o que vai permitir um isolamento maior dos sons externos e do calor que prejudicam a produtividade dos funcionários. O importante é fazer essa mudança ou mesmo a manutenção de acordo com as especificações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Isso significa que as estruturas devem ser planejadas para suportar a ação do vento para cada região do Brasil, caso contrário, a fachada acaba deformando-se."

FRANQUIA
"Meu pai tem uma fábrica de esquadrias de alumínio onde eu trabalhava e via a necessidade de muitos clientes que precisavam de manutenção. Percebi, então, em 1990, a oportunidade de abrir uma empresa especializada nisso e na recuperação de portas, janelas e fachadas em geral. A partir de 1997, começamos também a fabricar esquadrias de alumínio dentro das normas para evitar os problemas apresentados pelos modelos já disponíveis no mercado. Existe a idéia de que janelas são sempre janelas, mas as diferenças são brutais. Recentemente, conquistamos o certificado ISO 9002, pela qualidade do nosso processo de fabricação, e acabamos de nos lançar como franqueadores na ABF Franchising, promovida de 8 a 12 de junho no Expo Center Norte. Na primeira etapa, queremos difundir mais a nossa marca na Grande São Paulo para depois partir para outros centros. Com isso, vamos ter parceiros que vão estar aliando seu capital à nossa experiência para executar um bom atendimento em seus territórios a partir do nosso treinamento. A taxa de franquia varia de R$ 24 a R$ 50 mil, dependendo da região de São Paulo, mais o valor do investimento, que é de R$ 30 mil."


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